Relações Exteriores dialoga com parlamentares da União Europeia

Depois de realizar debate com o vice-primeiro-ministro belga, Didier Reynders, na terça-feira (2), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) promoveu atividade com a presença de parlamentares da União Europeia, nesta quarta-feira (3).

Para o presidente da CREDN, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), as reuniões contribuem para fortalecer a política externa do Brasil e ampliar o diálogo com outros países e blocos regionais. “Essa visita de integrantes do parlamento europeu, bem como do vice-primeiro-ministro belga, se dá na perspectiva não só da realização de intercâmbio de experiências legislativas, mas também de fazermos gestões para que avancem as relações entre o Brasil e o bloco que eles representam”, disse Pellegrino.

O deputado Elmar Brok, da Alemanha, foi o porta-voz da delegação europeia e enfatizou o interesse de aproximação com o Brasil por parte do bloco europeu. “O comércio do Brasil com a União Europeia teve um incremento de 66% entre 2006 e 2011, mas é importante que continuemos estreitando os laços, já que o Brasil não é apenas a economia mais importante da América Latina, mas é também um país muito influente em nível global e possui liderança entre os países emergentes, como é o caso dos BRICS”, destacou o parlamentar alemão.

Pellegrino também lembrou o aumento do protagonismo internacional do Brasil na última década. “A partir dos governos Lula e Dilma foi ampliado o nosso status no cenário político e econômico global e por isso somos um parceiro comercial disputado, com posições políticas respeitadas e ouvidas no mundo inteiro”, apontou o deputado baiano.

Sobre as relações do Brasil com a zona do euro, Pellegrino listou alguns itens que precisam ser bem discutidos para o avanço das parcerias. “Precisamos discutir a necessidade de eliminação de algumas barreiras que a União Europeia impõe aos produtos brasileiros, especialmente agropecuários, mas também na área de patentes de medicamentos, entre outras, para que as nossas relações favoreçam e permitam ganhos a ambas as partes”, argumentou.

“Devido à nossa condição atual e ao nosso potencial econômico, é natural que haja um interesse enorme da União Europeia em estabelecer relações comerciais diferenciadas com o Brasil. Inclusive há a insistência da parte deles para criarmos uma zona de livre comércio do Mercosul com os países da zona do Euro, bem como há um grande interesse destes países de reforçarem as relações bilaterais com o Brasil”, concluiu Pellegrino.

Bolívia – Ainda nesta quarta-feira, Pellegrino seguiu para a Bolívia, liderando uma comitiva parlamentar brasileira que irá analisar a situação dos doze brasileiros presos em Oruro, por conta do incidente que vitimou um adolescente boliviano durante a partida entre San José e Corinthians, pela Copa Libertadores da América, no final de fevereiro.

A visita da comitiva brasileira ocorrerá na quinta-feira e sexta-feira.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo