MP dos Portos é boa para o país, afirmam autoridades em debate

Autoridades do Ministério Público, Secretaria de Portos da Presidência da República e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) destacaram em audiência pública realizada nesta terça-feira (2), na Comissão de Trabalho da Câmara, pontos positivos da Medida Provisória (MP 595/12) editada pelo governo, que tem como objetivo garantir maior eficiência, ampliação da capacidade e da competitividade do setor portuário no Brasil. Entre os avanços, foi ressaltado o aperfeiçoamento do sistema de contratação e qualificação da mão de obra, e mais investimentos do setor privado.

O Procurador-Chefe do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira, disse que o aproveitamento da experiência dos Órgãos Gestores de Mão de Obra (OGMO) na contratação e qualificação dos novos trabalhadores do setor é positivo. Ainda assim defendeu mudanças. “O MP defende seleção pública para a contratação dos trabalhadores dos portos. Mas não pode haver mais privilégios para filhos e parentes de estivadores ou de funcionários dos terminais. Todos devem ter oportunidade”, observou.

Já o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos, Rogério Menescal, ressaltou que a nova MP deve garantir investimentos ainda maiores que os já realizados. “Nos últimos 11 anos houve um aumento de 78,6% na movimentação de cargas nos portos, com investimentos em dragagem e infraestrutura. Em 18 anos, a previsão é passar dos atuais 904 milhões de toneladas para 2, 26 bilhões. Um aumento de 150%”, destacou. Mas para fazer frente a essa demanda, Menescal disse que “é necessário reduzir custos, aumentar a eficiência portuária”.

Para o superintendente de Portos da Antaq, José Ricardo dos Santos, a permissão de novas concessões para exploração no setor deve revitalizar a economia do setor. “Nos últimos dez anos tivemos apenas dez arrendamentos de terminais por conta da grande quantidade que houve antes, o que saturou o setor. Mas apenas para este ano, estão previstas 170 licitações”, comemorou. José dos Santos prevê ainda o aquecimento do mercado de trabalho no setor. “A entrada dos novos investimentos privados será determinante para a criação de uma nova frente de empregos no País”, destacou.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo