O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, deputado Newton Lima (PT-SP), participou nesta quarta-feira (6), da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O encontrou contou com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff; do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; entre outros ministros e representantes de setores ligados ao ensino, pesquisa, ciência e tecnologia do país.
Segundo Newton Lima, a presidenta demostrou sua convicção de que o Brasil precisa cada vez mais investir em educação e ciência e tecnologia, além de projetos e ações econômicas que vem desenvolvendo para tornar o país mais competitivo, como o Plano Brasil Maior, a redução de juros e a ampliação de créditos. “A presidenta deixou claro que empresas e governo intensifiquem a inovação para que a indústria se torne mais competitiva”, disse o deputado. “O governo também vai lançar programas mais audaciosos nessa direção”, completou.
Na abertura da reunião, a presidenta disse que para enfrentar a extrema pobreza, “temos de nos dedicar a dar toda a nossa prioridade também à questão do desenvolvimento, da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso país”. “A nossa indústria tem, sim, um importância estratégica. Não é que nós temos que proteger a indústria. A questão da indústria é ter condições similares aos outros países do mundo. Temos que dar condições à indústria brasileira para que tenha preço e taxa de câmbio adequado, e acesso a educação, ciência e tecnologia”, defendeu a presidenta.
Ainda de acordo com o deputado Newton Lima, Dilma Rousseff defendeu a ampliação de creches, a alfabetização na idade certa, a educação básica e média em tempo integral, e a destinação dos royalties do petróleo nessas áreas estratégicas do país.
Assessoria Parlamentar