O deputado Emiliano José (PT-BA) apresentou à Comissão de Educação da Câmara parecer favorável ao PL 6.417/09, do Executivo, que promove post mortem o poeta e diplomata Vinícius de Moraes ao cargo de Ministro de Primeira Classe.
Segundo Emiliano, a proposta resgata uma dívida histórica ao reconhecer a importância Vinícius de Moraes, arbitrariamente expulso do Itamaraty durante a ditadura militar.
“Um homem que viveu assim, com tal intensidade, que conseguiu, vivendo apaixonadamente, criando apaixonadamente, revelar o mais profundo do Brasil, o mais poético e criativo de sua cultura, um homem assim, merece essa promoção post mortem inegavelmente”, disse o relator.
De acordo com Emiliano, embora o diplomata tenha terminado precocemente sua carreira como Primeiro Secretário, Vinícius de Moraes prosseguiu a brilhante trajetória artística que vinha desenvolvendo em solo brasileiro e também no exterior.
“Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que o extraordinário trabalho artístico desenvolvido por Vinícius de Moraes durante décadas fez dele, mais do que divulgador ímpar do Brasil, um verdadeiro embaixador da cultura brasileira. Nada mais justo do que prestar-lhe o devido reconhecimento, elevando-o, também como servidor público e diplomata, à posição que merece ocupar”, concluiu. A matéria retorna à pauta da comissão em fevereiro.
Assessoria Parlamentar