Os projetos que receberão recursos do PAC Drenagem englobam a construção de redes e galerias de águas pluviais, dragagem e canalização de cursos de água, implantação de parques e construção de reservatórios de amortecimento de cheias, também conhecidos como piscinões. Foram priorizados empreendimentos em estágio avançado de planejamento e de grande impacto para a população local e em consonância com as diretrizes do Programa de Drenagem Urbana Sustentável, dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.
A verba do PAC Drenagem vem do Orçamento Geral da União, de financiamentos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Ceará – O deputado José Guimarães (PT-CE), participou do lançamento do programa e ressaltou a importância dos investimentos para o Estado do Ceará. Serão destinados R$ 355 milhões (7,4% do total e maior quantidade de recursos da Região Nordeste). Desse total, R$ 222 milhões serão destinados para o Governo do Estado para investimento na obra de urbanização do Rio Cocó. Além do projeto do Governo foram contemplados projetos para os municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.
“Estes recursos vão beneficiar diretamente a população das áreas mais carentes dos municípios de Juazeiro do Norte, Sobral e de Fortaleza. São famílias que vivem em áreas de risco e todos os anos são atingidos por enchentes e agora poderão ser remanejadas ou terão obras de infra-estrutura em sua região para acabar com os alagamentos”, afirmou.
De acordo com o Prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, somente em sua cidade, milhares de famílias serão beneficiadas com os investimentos. “Em várias regiões da cidade, quando chove forte, as ruas se transformam em verdadeiros rios. Muitas dessas áreas, densamente povoadas, são desprovidas de saneamento e de galerias de águas pluviais. Com isto, as casas são invadidas pelo excesso de água causando grandestranstornos”, afirmou o prefeito.
Assessoria Parlamentar