Jovens manifestam apoio à reforma política; Fontana destaca crescimento do interesse

estudantesREFORMAPOLParlamentares e cerca de 60 jovens estudantes de várias escolas do Distrito Federal reuniram-se nesta quarta- feira (22), na Câmara, para discutir a reforma do atual sistema politico do país. Segundo o relator da reforma política da Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o encontro demonstra o interesse crescente da sociedade sobre o assunto.

“O sentimento que eu tenho é que cada vez mais a sociedade se conscientiza da importância da reforma do nosso sistema político, apesar das resistências, principalmente entre os formadores de opinião, onde esses jovens se incluem. Espero que após as eleições possamos retomar o debate sobre esse tema na Câmara”, afirmou.

“Sou cidadã e direito quero ter porque, neste país, direito é para quem tem poder” disse a estudante Niquelene Pereira, ao participar do encontro.

A iniciativa dos jovens  faz parte da agenda de “Mobilização Popular em apoio à Reforma Política”.  A ação visa contribuir com o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Reforma do Sistema e foi sugerido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com apoio de alguns parceiros.  

Além dos parlamentares e estudantes, estiveram presentes à reunião  representantes da Associação das Mulheres Brasileiras e da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.

Para os estudantes Vinicius Silva e Matheus Lourival, é preciso fazer valer a democracia, ter mais participação do povo, de indígenas, quilombolas, homossexuais, uma representação mais direta do povo. “Não me sinto representando pelos políticos, geralmente eles são brancos, católicos e ricos, o que não me representa”, disse Vinícius.  

Segundo o representante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político,  José Antônio Moroni, o que vai mudar a estrutura do poder no Brasil é o fortalecimento da democracia. Para ele, o povo precisa exercer o poder de forma direta por meio de alguns mecanismos como a iniciativa popular, medida na qual a população poderá propor e votar leis.  “Reforma politica onde o povo não só chegue ao poder, mas, sim, seja o poder” sugeriu o representante dos movimentos sociais.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) parabenizou a iniciativa. “É preciso maior participação dos jovens, das mulheres, dos indígenas e dos agricultores na politica”, sugeriu a deputada.  Segundo ela, para isso é necessário uma reforma politica com lista fechada e, principalmente, com financiamento público exclusivo de campanha.

Equipe PT na câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo