O Banco Central lançou nesta semana medidas para para garantir mais segurança e transparência ao sistema financeiro. Entre as inovações, consta a divulgação de regras e modelos internos para avaliar os riscos de mercado, de forma a melhor monitorar o capital para operações; e o aprimoramento de regras de risco operacional.
O objetivo do Banco Central é dar continuidade ao processo de implementação das recomendações do Comitê de Basileira. A instituição pretende melhorar o gerenciamento de riscos, feito pelas entidades financeiras e divulgar informações mais detalhadas de suas estruturas para o mercado. “Para o cidadão isso significa mais uma garantia de que o banco estará bem gerenciado, preservando o capital e a economia”, explica a chefe adjunta do Departamento de Normas do Sistema Financeiro, Sílvia Marques.
Segundo as normas, a partir de abril de 2011, informações que até então eram repassadas exclusivamente ao BC – como patrimônio de referência, parcelas de patrimônio de referência exigido, carteiras de negociação, exposição a risco de crédito, cessão de crédito, securitização, entre outros – passam a ser divulgados também na internet. “Há medidas prevendo a divulgação de pontos chave para modelo interno do risco operacional. Assim, teremos condições para dar mais transparência e disciplina de mercado”, afirma Sílvia Marques. As informações são da Agência Brasil.