Lula concede nova entrevista. Desta vez, para Glenn Greenwald

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu, na quarta-feira (15), entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept. A conversa, que vai ao ar na segunda-feira (20), é a terceira desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a censura contra Lula, que durou sete meses. Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril do ano passado.

Duas entrevistas já foram publicadas: a primeira, concedida para a Folha de S.Paulo e para o El País, no dia 26 de abril; já a segunda, elaborada pelo jornalista Kennedy Alencar, foi feita originalmente para a Rede TV!, mas foi censurada pela emissora e, posteriormente, veiculada pela BBC e pelo blog do próprio jornalista no dia 10 deste mês.

O The Intercept divulgou na sexta (17) um pequeno vídeo sobre a entrevista. Nele, Greenwald pergunta a Lula temas relacionados à conjuntura política do país, com o Executivo federal nas mãos da extrema-direita, com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), e também sobre estratégias políticas dos campos progressistas.

“O PT precisa, eu diria, voltar, não às suas origens. Isso, porque você não governa para um partido, você governa para a sociedade”, afirma o ex-presidente, em um momento de reflexão e autocrítica sobre o partido que ajudou a construir.

Em outro momento, Lula afirmar ter clareza de que “o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está por trás disso”. Em outras falas e entrevistas, Lula já havia dito que acredita na interferência norte-americana no processo que o levou à prisão, com a finalidade, de acordo com sua visão, de retirá-lo das eleições do ano passado, que levaram Bolsonaro ao poder. Desde então, o governo adota medidas de alinhamento automático com os Estados Unidos e aponta para a entrega do patrimônio nacional aos donos do poder da maior potência econômica do planeta.

Greenwald é um jornalista norte-americano e advogado especialista em direito constitucional, vencedor do prêmio Pulitzer, o maior do jornalismo, por seu trabalho documental junto ao ativista Edward Snowden, que revelou um esquema de vigilância tocado por órgãos de inteligência norte-americanos.

Assista ao teaser da entrevista com Lula:

Por Rede Brasil Atual

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo