Movimentos sociais reunidos discutem direito à terra

meio ambiente dest2Na segunda feira (20) começa em Brasília o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. O evento, que iniciará com uma coletiva de imprensa às 10h30, no Parque da Cidade,  terá uma programação de reuniões até quarta feira (22). A iniciativa tem o objetivo de afirmar a luta pelo direito a terra e permitirá um amplo debate sobre a atual conjuntura agrária brasileira. A ideia é a construção de uma unidade programática, assim como avançar em uma agenda de lutas e mobilização unitária para 2013.

Estarão reunidos representantes da Via Campesina, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), do movimento indígena e quilombola.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA), coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT, parabeniza a iniciativa. Segundo ele, esta iniciativa é praticamente inédita no país.  “O encontro será marcado pela capacidade de organização desses grupos sociais”, disse o deputado.  Para ele, o governo precisa apresentar propostas mais consistentes para o meio rural.

Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC), os movimentos sociais realizam um trabalho muito importante no auxílio aos governos.  “Quando os grupos sociais agem, por meio de reuniões e reivindicações como esta, é possível identificar onde é preciso agir, pois estamos em um governo em construção”, disse a deputada.

O evento acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Andre Lage

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também