Erika sugere direito de escolha de gênero em documentos de identificação

ErikakokayseguridadeA deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou, na Câmara dos Deputados,  projeto de lei  (PL 4241/2012) que estabelece o direito à identidade de gênero. A proposta  prevê que o indivíduo seja identificado, em documentos oficiais, como se sente, correspondente ou não, ao sexo biológico.

A lei prevê ainda a possibilidade de se realizar procedimentos cirúrgicos ou farmacológicos sem a necessidade de autorização judicial.  Além disso, os tratamentos e intervenções cirúrgicas decorrentes do reconhecimento da identidade de gênero serão obrigatoriamente realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Erika Kokay, a aprovação da lei irá resolver um problema que afeta milhares de pessoas no Brasil, tendo em vista a falta de legislação adequada.  “Muitas pessoas, infelizmente, ainda sofrem discriminação e preconceito por não conseguirem se afirmar socialmente em consonância com a identidade de gênero de sua escolha, com a qual se identificam psicologicamente”, disse a parlamentar.

Para a deputada, é uma agressão forçar os transexuais a usarem documentos agressivos à sua personalidade. “ Essas pessoas são obrigadas a portar documentos fornecidos pelo Estado de acordo com seu sexo biológico, o que agride sua personalidade, seus sentimentos e expectativas interiores”, justifica a deputada.  Ainda de acordo com Erika Kokay, o não reconhecimento desses indivíduos resulta em profundo sofrimento e desilusão, levando, em muitos casos à depressão e, em algumas situações, até mesmo ao suicídio.

O projeto de lei aguarda despacho para ser distribuído às comissões temáticas.

André Lage – estagiário

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo