Petistas defendem diálogo para superar impasse entre indígenas e AGU

indiosterra

 O presidente e a primeira vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF), respectivamente, comprometeram-se com representantes do povo indígena Tupinambá, do município de Ilhéus (BA), a mediar com o governo uma solução para um impasse com a Advocacia Geral da União (AGU).

Trata-se da portaria 303, de 16 de julho de 2012, da AGU, a qual dispõe sobre as salvaguardas institucionais às terras indígenas, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, na petição 3.388- Roraima (caso Raposa Serra do Sol).

O movimento indígena, por meio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), reivindica que o governo “revogue” a portaria e não adie simplesmente a sua entrada em vigor, prevista para o dia 24 de setembro. O movimento quer que os povos indígenas sejam ouvidos sobre o tema. Na avaliação da APIB, a portaria da AGU é um instrumento jurídico-administrativo “equivocado e inconstitucional”, na medida em que estende condicionantes para todas as demais terras indígenas, decididas pelo STF na Ação Judicial contra a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

“É de conhecimento público que a decisão do STF ainda não transitou em julgado e essas condicionantes podem sofrer modificações ou até mesmo serem anuladas em parte”, advertiu a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Segundo o movimento indígena, a portaria 303/12 restringe os direitos dos povos indígenas garantidos pela Constituição Federal e por instrumentos internacionais como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata dos direitos dos povos indígenas e tribais no mundo, de 2004, e a Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos dos Povos Indígenas.

“É preciso que o governo reveja a situação, resguarde os direitos constitucionais dos índios e impeça a invasão de multinacionais em nossas terras”, destacou o índio Babau Tupinambá, que participou da reunião com os deputados do PT.

Domingos Dutra admitiu a gravidade da questão, mas aposta no bom senso para que o problema seja solucionado, sem radicalismos. “Vamos solicitar audiências públicas com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o advogado Geral da União, Luís Inácio Adams, e o Secretário-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho”, informou. A expectativa do presidente da CDH é de que “as negociações avancem; os indígenas tenham os seus direitos constitucionais respeitados, com as terras preservadas, sem prejuízos para o desenvolvimento do país”.

Requerimentos para as audiências públicas para analisar a questão serão apreciados na próxima reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos, no dia 23, de acordo com o presidente do colegiado.

Informações sobre a portaria 303/12, clique aqui.

http://www.agu.gov.br/SISTEMAS/SITE/PaginasInternas/NormasInternas/AtoDetalhado.aspx?idAto=596939&;ID_SITE=

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo