CDHM aprova diligência em presídio de Porto Velho

PAdre TONA Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (8) requerimento do deputado Padre Ton (PT-RO) para realização de diligência no presídio Enio Pinheiro, em Porto Velho, em razão de incêndio ocorrido no Pavilhão 1, e que resultou na morte de sete detentos no dia 5 de agosto.

“O que ocorreu é muito grave, afinal os detentos estão sob a tutela do Estado. Lamento pelas famílias, e o fato é mais um episódio que demonstra a necessidade de uma revisão geral do sistema prisional de Rondônia e também do Brasil”, afirmou  Padre Ton.

Para o deputado, a diligência será uma oportunidade de verificar as circunstâncias do incêndio e possível violação de direitos humanos.  “Não se sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou causado pelas péssimas instalações elétricas, que suportavam grande demanda de aparelhos eletrônicos ligados em uma mesma tomada, por exemplo”, disse Padre Ton.

Ele lembrou que A Comissão de Direitos Humanos da OAB já havia cobrado providências em relação à precariedade do sistema elétrico no Pavilhão 1, conhecido como Colônia Agrícola. Havia também presos resistentes a uma remoção para o pavilhão 2, anunciada nos dias que antecederam a tragédia. É nisso que reside a suspeição de incêndio criminoso.

Os deputados petistas Domingos Dutra (MA), presidente da CDHM e Erika Kokay (DF) apoiaram a proposição de Padre Ton, e poderão vir a integrar a diligência.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo