Em discurso na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (24), o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) afirma que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre o desemprego no Brasil, divulgados hoje, pelo Ministério da Economia, revelam o desastre do governo Bolsonaro. Segundo o parlamentar, a pesquisa aponta que no mês de março, foram fechados 43 mil postos de trabalho no Brasil.
“A economia patina, regride, e a previsão do PIB é de 1% para este ano. O governo erra na política externa e faz com a que a gente perca”, pontuou Pelegrino.
Além dos dados do desemprego, Pelegrino citou também a pesquisa Ibope que demonstra o descontentamento do povo brasileiro com o governo Bolsonaro. “Apenas 30% dos brasileiros concordam com o governo de Bolsonaro e 40% já desaprovam o seu governo. E, se for pegar ruim, péssimo e regular, esse governo tem a desaprovação de 60%. É um governo de uma nota só. A única nota desse governo é a Reforma da Previdência”, ironizou o deputado.
Argentina
Pelegrino recomendou ao governo que olhe o que está acontecendo com o país vizinho, a Argentina. Ele observou que o receituário que foi aplicado naquele país é o mesmo que o governo brasileiro quer aplicar no Brasil. Essa receita, explicou o deputado, está pautada em uma política ultraliberal, que traz desemprego, desmonta o Estado do bem-estar social, fragiliza a soberania, vende o patrimônio público, e o resultado, aponta o parlamentar, são os 43 mil postos de trabalho fechados no mês de março.
“São 13 milhões de desempregado neste País. Esse é um Governo de uma nota só, não tem uma medida de estímulo na economia, uma medida para gerar emprego, essa que é a grande realidade”, reafirmou Pelegrino.
Benildes Rodrigues