Nova lei das cooperativas de trabalho deve disciplinar o setor, avalia Xavier

eudesxJá está em vigor a lei que prevê novas regras sobre a organização e funcionamento das cooperativas de trabalho. Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (20), a norma também cria o Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho.

A nova regulamentação estabelece que as cooperativas de trabalho devam ter, no mínimo, sete sócios e classifica essas sociedades em duas categorias: de produção e serviço.

Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE), titular da Comissão do Trabalho da Câmara, a nova lei deve evitar futuros abusos. “A criação de um marco regulatório para as cooperativas de trabalho não dará mais brecha para a criação e funcionamento das ‘coopergatos’ (cooperativas de fachada)”, explicou.

De acordo com a legislação, é considerada cooperativa de trabalho a sociedade formada por trabalhadores para o exercício de atividades profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão. Entre os objetivos, a sociedade deve buscar o aumento da renda, a qualificação de seus integrantes, além de melhorar as condições de trabalho.
 
Regras – Segundo a definição da nova lei, nas chamadas cooperativas de produção os sócios devem contribuir com seu trabalho para a produção comum de bens. Já nas cooperativas de serviço, os sócios devem prestar trabalhos especializados a terceiros, sem que haja relação de emprego.
 
Em relação às retiradas financeiras feitas pelos cooperados, fica definido que não podem ser inferiores ao salário mínimo ou ao piso da categoria profissional. O texto traz ainda as regras sobre as assembleias e o conselho de administração das cooperativas. A fiscalização das atividades será feita pelo Ministério do Trabalho. Para se adequarem às novas regras, as cooperativas de trabalho constituídas antes da vigência da lei terão 12 meses para reformularem o estatuto.
 
O Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho, que tem o objetivo de melhorar o desempenho econômico e social dessas instituições, vai apoiar a criação de linhas de crédito, o acesso a mercados e também a comercialização da produção.

Héber Carvalho com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo