Em entrevista ao jornalista Augusto Nunes, da Jovem Pan, na última segunda-feira (8), Jair Bolsonaro mentiu sobre a produção científica das universidades públicas brasileiras. “Poucas universidades têm pesquisa. E dessas poucas, a grande parte está na iniciativa privada, como a Mackenzie, em São Paulo, quando trata do grafeno”, afirmou o ex-militar.
O deputado Marcon (PT-RS) contestou a declaração de Bolsonaro. “Bolsonaro mente que nossas universidades não produzem pesquisas. É comprovado que as instituições públicas do Brasil estão no topo da lista de produção científica. Ele quer boicotar a educação porque sabe o poder do conhecimento”, disse o parlamentar em sua conta no Twitter, onde também publicou um vídeo que desmente o ocupante do Palácio do Planalto.
O vídeo cita um levantamento feito pelo Clarivate Analytics, dos Estados Unidos, sobre a pesquisa no Brasil. De acordo com o relatório, as universidades brasileiras realizaram mais de 214 mil pesquisas científicas entre 2014 e 2018. Das 50 universidades mais produtivas, 49 são públicas. A única privada que aparece nesse grupo é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Rogério Tomaz Jr.