Petista propõe fim de juros compensatórios em desapropriação para reforma agrária

valmirassumpcao

O deputado Valmir Assunção (PT-BA), coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, apresentou o projeto de lei (PL 3872/12) estabelecendo a não incidência de juros compensatórios nos processos de desapropriação de terras para a reforma agrária. A proposta altera o artigo 15-A, do Decreto-Lei 3.365/41, que prevê juros compensatórios de até 6% ao ano sobre o valor da diferença apurada, caso haja divergência entre o preço oferecido pela propriedade rural na Justiça e o valor efetivo do bem.

 

“A atual regra não se aplica ao caso da desapropriação para fins sociais, já que propriedade improdutiva não gera lucro”, afirmou o petista. Segundo Valmir Assunção, a intenção do projeto é “compensar a perda de lucro com a interrupção das atividades produtivas”.

 

Valmir Assunção ressaltou ainda, os gastos de R$ 1,5 bilhão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o pagamento de juros compensatórios, nos últimos nove anos. “Além de ilegítimo e absolutamente irrazoável, o pagamento de juros nos processos de desapropriação para reforma agrária torna excessivo o custo do programa em proveito não dos assentados, mas dos latifundiários”, disse o parlamentar.

 

A proposta, que tramita de forma conclusiva, aguarda parecer na Comissão de Agricultura. Em seguida, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

 

Ivana Figueiredo com agência Câmara.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também