No Timor Leste, Janete Pietá acompanha votação em Liquica

janetePdest2A deputada Janete Pietá (PT-SP) vai acompanhar  nesta sexta-feira ( 6), o processo eleitoral do distrito de Liquica, no Timor Leste. Representante do Brasil na Comissão de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a deputada está no país para atuar como observadora internacional das eleições parlamentares. Ao lado a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal, da qual também é membro, Janete Pietá representa o Parlamento Brasileiro nas celebrações pelos dez anos de independência do Timor Leste.

“Fomos destacadas para acompanhar as eleições na Capital. Vamos circular pela maioria dos locais de votação”. Janete Pietá informou que há três mil observadores eleitorais no Timor Leste, sendo que 600 são estrangeiros. Ela explicou ainda que no Timor Leste, do total de um milhão e duzentos mil habitantes, apenas 400 mil estão aptos a votar. “Apesar do voto ser em lista fechada, um em cada três nomes é de mulher”.

Janete Pietá salientou que a votação ainda é manual, mas que nas próximas eleições o país passará a utilizar as urnas eletrônicas com a ajuda do Brasil. “Quando voltarmos ao Brasil vamos intermediar a troca de informações entre as autoridades timorenses e a Justiça Eleitoral brasileira”, disse.

Quando chegaram ao Timor Leste, na quarta-feira, as deputadas Janete Pietá e Perpétua Almeida foram recebidas pelo ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta, herói vivo da resistência e luta pela libertação do Timor.

As parlamentares também participaram de audiência com o presidente da República Democrática do Timor, Taur Matan Ruak, empossado no cargo no dia 20 de Maio. “O presidente demonstrou muita alegria com a nossa presença e se mantém otimista que as eleições sejam realizadas em clima de paz”.

 Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também