O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), e a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PR), apresentaram hoje (20) requerimento no qual pedem moção de repúdio da Casa às declarações e atos firmados pelo presidente Jair Bolsonaro durante sua visita aos Estados Unidos.
Ambos os parlamentares argumentam que o Legislativo tem que se posicionar sobre a viagem de Bolsonaro fim de reafirmar a soberania do País e a tradição diplomática brasileira, de respeito à Constituição, ao Direito Internacional e à Carta das Nações Unidas.
Migrantes brasileiros
Pimenta e Gleisi lembram que tanto Jair Bolsonaro, como seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), fizeram em Washington declarações deploráveis que atingiram em cheio a dignidade dos brasileiros que buscaram uma vida melhor nos EUA como migrantes, agindo de forma incompatível com o papel de presidente da República e de membro da Câmara dos Deputados.
Citam também no requerimento a isenção de vistos para turistas dos EUA, Austrália, Japão e Canadá, sem exigir reciprocidade, bem como a concessão, sem contrapartida, de importação de 750 mil toneladas de trigo dos EUA com alíquota zero, prejudicando tanto a Argentina, parceiro do Mercosul, como os produtores nacionais.
Entre outros pontos deploráveis da visita de Bolsonaro, os dois parlamentares citam também no requerimento a inédita visita de Bolsonaro à sede da CIA (Agência Central de Inteligência), usada pelo governo dos EUA para desestabilizar países que contrariem interesses de Washington.
Leia a íntegra do requerimento:
Req de Moção – viagem Bolsonaro EUA
PTnaCâmara