Mulheres têm espaço de articulação na Rio+20

O compromisso de garantir que as mulheres tenham direitos iguais de acesso e oportunidades de participação na economia, na sociedade e na tomada de decisão política foi reafirmado no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.  O texto foi elogiado pelas deputadas do PT que participaram do evento.

Segundo a coordenadora da bancada feminina da Câmara, Janete Rocha Pietá (PT-SP), a Rio+20  foi “uma oportunidade ímpar” para as mulheres do Brasil e do mundo debaterem  essas prioridades com líderes de todos os continentes. Ela ressaltou, ainda, a ênfase dada pela presidenta Dilma sobre o desafio de incorporar os direitos das mulheres à agenda da sustentabilidade,  no Fórum promovido pela ONU-Mulheres e coordenado pela ex-presidenta chilena Michelle Bachelet.

Para Benedita da Silva (PT-RJ), a Rio+20 foi uma oportunidade de articulação e reflexão. “Nenhum outro país tratou de uma agenda de inclusão, como o Brasil, que prioriza o papel da mulher no meio ambiente”, disse. Ela lembrou ainda que a sustentabilidade é um compromisso do governo da presidenta Dilma.

O compromisso assumido pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável  foi  destacado  ainda pela deputada  Iriny Lopes (PT-ES) “como uma conquista das mulheres organizadas, dos movimentos sociais, do governo e do trabalho feito pela ONU Mulheres”.  

Na avaliação da deputada Luci Choinacki (PT-SC),  a Rio+20 reconheceu ainda a importância do empoderamento das mulheres nas zonas rurais como agentes fundamentais para melhorar o desenvolvimento agrícola e rural, bem como a segurança alimentar e a nutrição.  “Isso demonstra a capacidade das mulheres de promover a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico baseado nas políticas de acesso ao crédito e à tecnologia.”

Durante o Fórum da ONU Mulheres, que reuniu mulheres chefes de Estado e de Governo, ministras e líderes de países dos cinco continentes, no Riocentro, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou ainda o papel das mulheres como “grandes aliadas” na erradicação da pobreza, “ pois investem sua renda na família e na comunidade e lutam pela criação dos filhos”.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também