Câmara aprova medida que vai agilizar obras do PAC e ampliar acesso à universidade

PedroUczai

 

 O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (12) o parecer favorável do deputado Pedro Uczai (PT-SC) à Medida Provisória (MP 559/12) que, entre outros assuntos, cria o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o relator, “o RDC é necessário  para modernizar a legislação e acelerar obras que são estratégicas para o desenvolvimento do País”, disse Uczai. A MP segue para análise do Senado.
 

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reiterou que a experiência do RDC nas obras da Copa demonstrou  que houve economia de tempo e de dinheiro público. “Então, com essa concepção queremos agilizar  também as obras do PAC,  sem perder o rigor na contratação para preservar a boa aplicação do dinheiro público”, afirmou.

 Ensino – O texto aprovado também prevê a renegociação da dívida tributária que as Instituições de Ensino Superior da rede privada possuem com a Receita Federal do Brasil. Pela proposta, os R$ 16 bilhões das dívidas serão transformados em bolsas de estudo integrais por 15 anos.
 

O líder da bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), elogiou a aprovação do projeto e ressaltou que com a renegociação  a expectativa é de sejam beneficiadas em torno de 500 mil pessoas. “Milhares de jovens que não têm acesso à universidade poderão estudar, ter dignidade, porque queremos um País de todos”, disse.
 

Pelo texto aprovado, com a renegociação da dívida, as universidades poderão ampliar a participação dos bolsistas do Prouni, e também utilizar recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também