Ministério quer ampliar debate para definir índice de reajuste aos professores

fatimaCEDpisoO secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Arnóbio Marques de Almeida Júnior, defendeu há pouco uma discussão mais ampla para definir o índice de indexação para reajustar o piso de professores.

A correção deste ano é de 22,22% em comparação ao ano anterior e reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no (Fundeb) de 2011 em relação ao índice de 2010. Um projeto do Executivo em análise na Câmara (3776/08) prevê o reajuste do piso de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Nenhuma das situações são razoáveis, por isso considero o momento importante para dialogarmos e precisamos conversar muito e chegar um entendimento que seja razoável para gestores e para professores”, afirmou.

O secretário participa da audiência pública da Comissão de Educação e Cultura para discutir o cumprimento por estados e municípios do piso nacional dos professores do ensino básico, previsto na Lei 11.738/08 e fixado, hoje, em R$ 1.451.

De acordo com dados do MEC, 12 estados não pagam o piso atualmente e 17 não cumprem a carga horária mínima fora da sala de aula prevista na lei, segundo a qual pelo menos um terço da jornada deverá ser exercida em atividades extraclasse.

O debate, que tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público, é uma iniciativa da deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

A audiência prossegue no plenário 10.

Agência câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também