O PT é bom demais – Jesus Rodrigues *

jesusrrodriguesQue me perdoe a oposição pela falta de modéstia, ou até mesmo nossos aliados, partidos sem os quais não teríamos implantado nossas políticas de redução das desigualdades e de erradicação da pobreza, para não falar de outras e alongar muito o texto, mas o PT é bom demais. O nosso projeto de Brasil vem contando com essa inestimável colaboração da base aliada, o PT como orientador maior. No Estado do Piauí já somos base aliada e o orientador maior é o PSB. Em Teresina somos também base aliada e colaboramos para o modo PTB de governar.

Mas por que o PT é bom demais? Quero responder transcrevendo o Observador Brasil 2011, editado pela CETELEM/IPSOS. “O período de 2005 a 2010 apresentou uma profunda transformação social, em que: 45 milhões de brasileiros saíram da pobreza, 39 milhões de brasileiros ingressaram na classe C, 16 milhões de brasileiros ascenderam às classes A e B, e houve aumento substancial de renda em todas as classes (CETELEM BGN, 2010)”. Temos ainda 16 milhões de brasileiros vivendo na extrema pobreza. Talvez esses 16 milhões nem saibam que o PT exista, mas sabemos seus nomes e endereços, não digo que sabemos RG e CPF porque muitos não possuem documento algum. Mas lembro do bordão, pra não dizer “slogan”, do governo Lula, “Brasil, um País de Todos e Todas”. No governo Dilma a frase é outra, “País Rico é País Sem Pobreza”. Frases simbólicas, mas compromissadas.

O PT é bom não só como gestor. Quando se faz uma pesquisa de opinião pública sobre qual é o Partido da preferência dos brasileiros, 32% diz que é o PT. O segundo colocado vem com 9%, o terceiro com 8% e assim por diante. Por incrível que possa parecer, quando pesquisam qual o melhor Partido de oposição, o PT surge em primeiro lugar. Não é contradição das pesquisas, afinal o PT governa o Brasil, mas outros Partidos governam estados e cidades e, quando o PT não é da base aliada desses outros governos, é quem melhor faz oposição, na opinião dos entrevistados.

Por isso quero dizer aos simpatizantes, aos militantes, aos filiados e dirigentes, a dimensão correta, na minha modesta opinião, de qual é a função que o PT deverá desempenhar em nossa sociedade, pois muitas bandeiras desses 32 anos de trajetória já foram alcançadas. Na minha opinião, o PT é um instrumento de lutas desses 16 milhões de pessoas que ainda estão vivendo abaixo da linha da pobreza. Nenhum outro Partido se preocupou com eles antes. O PT é o instrumento de lutas desses 45 milhões que saíram da pobreza e também dos 39 milhões que estão na classe C, para que eles não voltem à condição que estavam antes de 2002. Por fim, o PT é o instrumento de lutas de todas as pessoas bem intencionadas que desejam um Brasil mais justo e solidário. Um instrumento de todos e todas que desejam ampliar e consolidar as profundas transformações sociais por que passa o Brasil nesses últimos anos.

Finalmente quero dizer que esse patrimônio político, construído pela luta de tantas categorias, deve ser bem conduzido, se não o for, estaremos tirando a chance de concluir as transformações sociais que os brasileiros tanto necessitam. Mas como o PT vem sendo administrado é assunto para outro artigo.

*Deputado Federal (PT/PI)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também