Comissões debatem incentivos fiscais para “economia verde”

claudioputiCDH030512O uso de instrumentos tributários para incentivar o desenvolvimento da “economia verde” no Brasil foi tema de audiência pública conjunta das Comissões de Finanças e Tributação; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara; e da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Em vista das poucas informações sobre a economia verde, o deputado Cláudio Puty (PT-PA), propositor do debate, avaliou ser necessário criar um grupo de trabalho na Câmara para formular iniciativas legislativas que viabilizem empreendimentos voltados à economia verde. O colegiado deverá ser composto de representantes das três comissões e da sociedade civil, como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Na avaliação de Puty, a tributação pode ter um papel importante nesse fomento, e a questão central é a compensação de serviços ambientais. A ideia é incentivar os que preservam e punir os que poluem e desmatam. “Temos um novo trabalho pela frente. O sistema tributário brasileiro é muito complicado, e precisamos colocar mais um cipoal de regras burocráticas, de complicações e conflitos federativos”, afirmou o deputado.

O presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), ressaltou que os incentivos tributários são instrumentos essenciais para incentivar atividades baseadas na economia verde, ou seja, na baixa emissão de carbono, na eficiência do uso de recursos naturais e na inclusão social. “Temos um patrimônio natural que possibilita que o País detenha essa tecnologia de buscar uma energia limpa e uma economia que supere as economias carbonizadas”, afirmou o deputado.

De acordo com o deputado Cláudio Puty, os incentivos tributários apresentam um grande desafio no âmbito da estruturação das políticas de desenvolvimento econômico no Brasil. O parlamentar observa que a “economia verde” é um dos principais desafios colocados pelos documentos preliminares da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

As apresentações dos expositores que debateram o tema “Economia Verde e Tributação” estão na página da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cmads/eventos/audiencias-publicas/31-05-12-economia-verde-e-tributacao/apresentacoes

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo