CPMI quebra sigilo da Delta e ouve diretor da empresa nesta quarta

odairCPMIA Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a relação entre o contraventor Carlos de Almeida Ramos, Carlos Cachoeira e agentes públicos e privados aprovou nesta terça-feira (29) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empresa Delta Construção S.A. O objetivo é destrinchar as relações da construtora com o bicheiro e com agentes públicos estadual, municipal e federal.

Os negócios entre o empresário do jogo do bicho e a construtora vieram à tona com os inquéritos produzidos pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal (PF). Na reunião da comissão, na semana passada, os parlamentares já haviam aprovado a quebra de sigilo da Delta Centro-Oeste e de seu ex-diretor, Cláudio Abreu.

O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse que a quebra de sigilo ocorreu porque, segundo ele, há indício do envolvimento da Delta Nacional nas operações lideradas por Cachoeira. Questionado sobre a quebra de sigilo da sucursal da empresa, na região Sudeste, Odair disse que havia “conivência” entre o ex-diretor Cláudio Abreu e a Delta Sudeste. “Estamos investigando uma organização criminosa. Essa organização atuou a partir de uma base territorial específica e com agentes políticos específicos. Esse é o ponto central”, defendeu o relator.

O colegiado decidiu também, pela não convocação dos governadores citados na investigação da PF. Odair Cunha classificou como “cedo” a convocação dos governadores. Para ele, a comissão tem um “conjunto de informações”, mas, explicou, há necessidade de se aguardar a checagem dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da organização criminosa.

“A partir desses dados se justifica a presença deles na CPMI. É uma complexa organização criminosa. Não é o momento de pessoas importantes como governadores virem à comissão. Estamos reunindo um conjunto de provas necessárias para essas oitivas. Mais à frente é possível fazer a convocação. É imaturo convocar governadores neste momento”, justificou Odair Cunha.

Agenda – A comissão ouve nesta quarta-feira (30) o ex-diretor da empresa Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu. E, também, José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz, Lenine Araújo de Souza, Jayme Eduardo Rincón, envolvidos no esquema liderado pelo contraventor Cachoeira. A reunião acontece às 10h, no plenário 2 da Ala senador Nilo Coelho.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também