1º de janeiro de 2003: o metalúrgico chega à Presidência do País

O dia 1º de janeiro de 2003 é uma data histórica para a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Pela primeira vez, um operário veste a faixa presidencial. Uma multidão se reúne para presenciar, no palácio do Planalto, a posse do operário Lula como presidente da República: são mais de 200 mil pessoas ao longo da Esplanada dos Ministérios.

Ônibus e caravanas vêm de todos os cantos do país para fazer desta a mais concorrida de todas as posses presidenciais no país.

Em sua quarta candidatura, Lula compusera uma chapa com o empresário José Alencar, do Partido Liberal (PL), numa tentativa de conquistar também o eleitorado moderado. Durante a campanha, ele próprio se definiu como o “Lulinha, paz e amor”, e assim conseguiu unificar partidos de esquerda, de centro e até conservadores.

No primeiro turno, Lula conseguiu 40 milhões de votos. No segundo, com o apoio de Anthony Garotinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista (PPS), obteve 52 milhões de votos, derrotando por ampla margem o tucano José Serra, que só foi vitorioso em Alagoas.

Lula, primeiro pernambucano a assumir a Presidência da República, seria responsável por um período de crescimento econômico e distribuição de renda, marcado por programas sociais de grande alcance, como o Bolsa Família. A eleição de Lula e seus oito anos de governo colocariam o povo no centro das decisões.

 

Por Memorial da Democracia

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100