“E, com certeza, no final teremos condições de propor um novo modelo educacional para o ensino médio brasileiro mais sintonizado com o novo momento que o País vive, de pleno emprego”, afirmou.
Na avaliação do deputado Reginaldo Lopes, autor da proposta da comissão especial, a estrutura do ensino médio oferecido pelo poder público, atualmente, não vem produzindo resultados que possam sustentar o crescimento social e econômico do País. “Com os governos Lula e Dilma o Brasil voltou a desenvolver, gerar emprego e renda, o que exige alunos/profissionais qualificados para o mercado de trabalho. E, infelizmente, o nosso ensino médio não prepara os alunos profissionalmente. É apenas uma mera passagem para o ensino superior ou inserção, às vezes, na vida econômico-produtiva”, lamentou.
Reginaldo Lopes destacou que a comissão especial terá condições de propor uma concepção “inovadora” do ensino médio, com a formação integral do estudante, capaz de propiciar a formação geral e uma habilitação profissional. Ele elogiou a expansão do ensino técnico profissionalizante, garantidos no governo Lula e ampliado no governo Dilma, mas ressalvou: “Agora temos no Brasil dois tipos de estudantes: Os de primeira classe, que saem das escolas técnicas federais e que ingressam logo no mercado; e os de segunda classe, que saem do ensino médio das escolas públicas estaduais e municipais. Esses têm dificuldades, tanto para ter acesso à universidade, como ao trabalho”.
O desafio da comissão, segundo Reginaldo Lopes, será o de encontrar alternativas que torne o ensino médio atraente. “Um ensino que prepare o jovem para o futuro, seja no mundo acadêmico e científico, seja no mercado de trabalho”, afirmou.
Wilson Filho, relator da comissão, afirmou que os trabalhos da relatoria serão guiados em conjunto por todos os deputados do grupo e que considera importante o Congresso reafirmar que a educação é prioridade, a começar pela reforma do ensino médio.
Vânia Rodrigues com Assessoria Parlamentar
Ouça o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) na Rádio PT
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