Lançada Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias; petistas integram coordenação

marinaplenarioCom o aval de mais de 200 deputados e a presença de representantes de entidades da sociedade civil, governo federal e cicloativistas, foi lançada nesta quinta-feira (24), na Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. O ato, que começou com um passeio ciclístico pela Esplanada dos Ministérios, contou com a participação de parlamentares e ciclistas do Distrito Federal, Goiás e Paraná. Os deputados petistas Marina Sant’Anna (GO), Márcio Macêdo (SE), Policarpo (DF) e Vicentinho (SP), integram a coordenação da Frente.

“A principal tarefa da Frente é incentivar os gestores públicos a aplicarem a Lei 12.587/12, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em abril, principalmente em relação à construção de ciclovias nas cidades”, afirmou a coordenadora do colegiado, deputada Marina Sant’Anna.

Segundo a parlamentar, experiências exitosas já adotadas em vários países do mundo podem ser adaptadas à realidade local, facilitando para administradores municipais e estaduais a implementação de ciclovias. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.

Em várias cidades da Europa vias exclusivas para bicicletas já existem há anos. A Holanda, por exemplo, possui 34 mil quilômetros de ciclovias. Em Copenhague, na Dinamarca, 36% da população utiliza a bicicleta para ir ao trabalho. Paris, uma das cidades mais bem servidas de metrô do mundo, implantou, há pouco tempo, 300 quilômetros de ciclovias.

Para o Secretário Geral da Frente, deputado Márcio Macêdo, este é o momento ideal para incentivar o uso da bicicleta no País. “No Brasil, 82% da população estão nas cidades. E, neste ano, teremos eleições municipais e os problemas das cidades estarão em debate”, lembrou. O deputado afirmou ainda que a prática do ciclismo, além de diversificar os meios de transportes, propicia qualidade de vida à população, contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, e reduz os problemas de trânsito causados pelo excesso de automóveis.  

Também participaram do ato na Câmara o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson; além de representantes do Ministério das Cidades, da Saúde, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Universidade de Brasília.

Pela sociedade civil estiveram presentes dirigentes do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), União dos Ciclistas do Brasil, Rodas da Paz e Pedal Goiano.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também