Municípios baianos discutem aprovação de projeto de lei para proteger Rio Paraguaçu

AfonsoFlorenceMunicípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu se reunirão nesta sexta-feira  (25), para discutir a extensão da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o Rio Paraguaçu. A audiência pública acontecerá, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Itaberaba e contará com a presença de diversos prefeitos, vereadores, secretários municipais, ambientalistas e representantes políticos da região.

O “Movimento Paraguaçu Rio da Bahia”, como é chamado, luta pela aprovação de um de uma lei que altere a razão social da Codevasf, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, para que ele passe a atuar na bacia do Paraguaçu. “São mais de 1.700 km de matas ciliares que precisam ser recuperadas, inúmeros esgotos que são jogados em suas águas e precisam receber tratamento. O maior rio da Bahia está sofrendo uma degradação absurda, que inclusive piora com a estiagem, e ele não pode passar por isso. O Paraguaçu necessita, urgentemente, de investimentos, políticas públicas e fiscalização”, afirma o prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares (PT).

Segundo Ivan, as autoridades dos municípios da Bacia do Paraguaçu pretendem mobilizar o Ministério da Integração, através da bancada da Bahia e da Câmara dos Deputados, para que aconteça o mesmo que ocorreu com os rios Itapecuru e Mearim e seja criada uma superintendência da Codevasf na região do Paraguaçu. “Já contamos com o apoio importante do deputado Afonso Florence (PT-BA), que se sensibilizou com a nossa causa e já apresentou Projeto de Lei e Indicação à presidenta Dilma, neste sentido”, destaca Ivan.

“O Rio Paraguaçu é muito importante para o nosso estado e para o nosso Brasil, pois dele dependem milhares de baianos. Vou lutar junto com o ‘Movimento Paraguaçu Rio da Bahia’ para que o Paraguaçu passe a ser gerido pela Codevasf”, confirmou o deputado Afonso Florence.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também