Comissão aprova Banco do Sul que deve fortalecer integração

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, elogiou o colegiado que aprovou, nesta quarta-feira (23), o convênio de participação brasileira na criação do Banco do Sul. O documento, assinado pelo Brasil em 2009, foi uma iniciativa da Representação Brasileira no Mercosul. A criação da nova instituição, segundo o parlamentar, deve fortalecer a política de integração latino americana.

“O Banco do Sul vai fortalecer o desenvolvimento dos países que integram a América do Sul. Esperamos que todos os países da região participem desse esforço para constituir uma organização que vai financiar a infraestrutura e fortalecer a economia e o comércio entre os países membros, visando à integração Sul-Americana”, destacou Dr. Rosinha.

O parecer de criação do Banco do Sul, de autoria da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), sofreu forte resistência da oposição, que chegou inclusive a propor a realização de uma audiência pública antes da votação da proposta. A atitude foi criticada por Dr. Rosinha.

“O PSDB e DEM ainda não conseguiram compreender a importância da integração da América do Sul. Eles ainda são reféns do velho pensamento dominante, que havia no passado, de que o Brasil e os outros países da América do Sul deveriam aceitar a dependência econômica de países do hemisfério norte”, lamentou.

Pela proposta aprovada, o Banco do Sul terá sede em Caracas, na Venezuela, e subsedes em Buenos Aires, na Argentina e La Paz, na Bolívia.

A matéria segue agora para as comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça.

Héber Carvalho com Site Vermelho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também