Haddad defende no Uruguai frente progressista contra avanço da extrema direita 

O candidato a Presidência da República pelo PT na última eleição, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira (11), no Uruguai, a união das esquerdas e dos movimentos progressistas para enfrentar o avanço da extrema direita em todo o mundo. A afirmação ocorreu durante evento realizado em Montevidéu, na sede do Plenário Intersindical de Trabajadores – Convención Nacional de Trabajadores (PIT-CNT), maior central sindical do País. Participaram do evento líderes sindicais e políticos uruguaios, além da deputada petista Benedita da Silva (PT-RJ), do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do senador Humberto Costa (PT-PE).

Durante seu pronunciamento, Haddad citou o avanço da extrema direita no Brasil com a eleição de Jair Bolsonaro. “O resultado da eleição no Brasil choca menos pela derrota da esquerda, que poderia ter ocorrido para forças de centro ou de direita, e isso faz parte do jogo democrático, mas muito mais por conta da vitória da extrema direita, que colocou uma pessoa com o perfil de Bolsonaro à frente de uma das maiores democracias do mundo”, afirmou.

Segundo Haddad, essa vitória é parte de uma guinada ideológica conservadora que ocorre em vários países do mundo. Ele afirmou que apenas uma frente progressista de amplitude mundial pode se contrapor a essa tendência. “Temos de construir alternativas de poder com um programa ousado de transformação da sociedade. E, para isso, a resistência é necessária, para evitar mais retrocessos no futuro. Precisamos avançar, e esse avanço não pode se dar apenas no plano nacional”, defendeu Haddad.

Ele observou que a direita está se unificando no mundo, não apenas no plano econômico, e que a esquerda também precisa encontrar um norte para enfrentar esse avanço. “Eu disse isso recentemente em Nova York, quando participei de uma reunião da Internacional Progressista com o Bernie Sanders (senador democrata e ex-candidato à Presidência dos Estado Unidos) e com o ex-ministro das finanças da Grécia Yanis Varoufakis. Temos que construir uma barreira para conter o avanço do conservadorismo e do neofascismo, que está ganhando espaço no mundo”, alertou.

Ainda como exemplos do avanço da extrema direita, ele citou recentes eleições realizadas na Holanda e na Espanha. Fernando Haddad explicou ainda que o resultado das eleições no Brasil também foi influenciado pela retirada do ex-presidente Lula da disputa e pela disseminação de notícias falsas e caluniosas dirigidas contra ele durante a campanha eleitoral.

Frente Ampla e Pepe Mujica – Antes do ato público na sede do PIT-CNT, Haddad e os parlamentares petistas se reuniram com o presidente da Frente Ampla, Javier Miranda. Ainda mais cedo, o encontro da comitiva brasileira foi com o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. Eles visitaram e conversaram com o líder político uruguaio em sua chácara, nos arredores de Montevidéu.

Segundo a deputada Benedita da Silva, a visita “foi um verdadeiro mergulho na história política da América Latina, o que muito fortalece a luta em defesa das políticas de integração da região”. Ela informou ainda que Pepe Mujica “mandou um grande abraço ao povo brasileiro e, é claro, desejou força ao presidente Lula”.

 

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100