Molon quer alternativa à PEC que restringe investigação criminal

molon1304 D2O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) se manifestou contrariamente à aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 37/11) do deputado Lourival Mendes (PT do B-MA),

que atribui, em caráter exclusivo, às polícias Federal e Civil a competência da investigação criminal. A manifestação foi feita nesta quarta-feira (23), em audiência pública realizada pela comissão especial instituída para dar parecer sobre a matéria.

De acordo com Molon, a proposta não vai contribuir para o “aprimoramento da persecução criminal no Brasil”. O parlamentar defende a adoção das normas estabelecidas na resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Se há instituições que questionam a nitidez das fronteiras de atuação de cada instituição, nada teria contra que se explicitasse aquilo que se encontra na resolução do CNMP que esclarece o contexto das investigações promovidas pelo Ministério Público (MP). O sistema será piorado com a aprovação da PEC”, acredita Alessandro Molon.

O parlamentar esclareceu também que o texto da PEC impede a realização da investigação criminal, não apenas pelo MP, mas por outros órgãos que possuem as mesmas prerrogativas. As Comissões Parlamentares de Inquérito, explicou Molon, podem perder a função investigativa, caso a proposta seja aprovada.

O parlamentar sugeriu a construção de uma redação alternativa contida num projeto lei, “que torne objeto de texto legal, aquilo que já está na Resolução do Conselho do Ministério Público”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também