Ato solene lembra sonho de desenvolvimento econômico e social da África

edsonsantosD1A ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, e embaixadores africanos  participaram hoje, na Câmara de Deputados, de ato solene em comemoração ao Dia da África – celebrado no dia 22 de maio. “Comemorar o Dia da África aqui no Brasil é celebrar os laços que nos unem, é valorizar e promover o legado que a África deixou para a sociedade brasileira, no âmbito social, cultural e econômico”, afirmou o deputado Edson Santos (PT-RJ), presidente da Frente Parlamentar de Amizade e Cooperação com os Países Africanos e um dos organizadores do evento.

O deputado destacou que o Brasil, com o governo Lula, estreitou a amizade com o continente africano e, cada vez mais, o País tem firmado acordos de cooperação com os países africanos. “Temos colaborado com a nossa tecnologia social, além de parcerias fundamentais para ajudar os nossos irmãos na área de infraestrutura”, acrescentou.

            O deputado Vicentinho (PT-SP), representou o Núcleo de Parlamentares Negros do PT (Nupan) na cerimônia e enfatizou que todos os afrodescendentes nesse dia refletem e reforçam a luta pela dignidade humana. “Aqui nesta Casa (Câmara dos Deputados), a nossa batalha é diária, foi assim que conseguimos aprovar  o Estatuto da Igualdade Racial e tantos outros projetos que fazem uma reparação ao nosso povo”, afirmou.

            Vicentinho aproveitou para lembrar duas vitórias recentes dos afrodescendentes no Supremo Tribunal Federal sobre a política de cotas em universidades. “Esperamos que o Supremo derrote mais uma vez o ex-PFL (DEM) e vote a favor das terras e da vida com dignidade para os quilombolas”, disse Vicentinho, se referindo a Ação de Inconstitucionalidade impetrada pelo DEM sobre o tema, e que deverá ser julgada em breve pelo STF.

            Juventude – A ministra Luiza Bairros defendeu a intensificação de intercâmbio entre estudantes brasileiros e africanos. “Precisamos deixar de lado o euro centrismo e privilegiarmos as universidades africanas”. Luiza Bairros acrescentou que o Brasil já recebe muitos estudantes africanos. “Está na hora de mandarmos os nossos jovens para conhecer a realidade dos países da África”, defendeu a ministra.

            O embaixador Thomas Sukutai Bvuma, do Zimbábue, falou pelo grupo de embaixadores africanos e afirmou que é preciso refletir sempre sobre o sonho de independência e de desenvolvimento econômico e social do continente Africano. “É preciso manter o sonho vivo e lutar para realizá-lo. Temos consciência de que não será possível realizar esse sonho sozinho e o Brasil tem sido o nosso grande parceiro nessa caminhada”, concluiu.

            Os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Marina Sant’Anna (PT-GO), também participaram do ato solene, que contou com a parceria do Nupan na sua organização. 

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também