Dia da África será comemorado em Brasília

 

edsonSantosdest2A Frente Parlamentar de Amizade e Cooperação com os Países Africanos vai comemorar antecipadamente o Dia da África com ato solene no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Será às 9h da próxima terça-feira (22), três dias antes de 25 de maio, data que marcou, em 1963, a criação da Organização da Unidade Africana (OUA), maior compromisso firmado até então pelos líderes africanos para acelerar o fim do colonialismo no continente.

A solenidade contará com o apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP/ Ministério da Cultura) e do Grupo de Parlamentares Negros do PT (Nupan). Também faz parte das atividades em comemoração ao Dia da África o I Encontro de Estudantes Africanos em Brasília, realizado no campus da UnB, a partir de segunda-feira (21), onde serão realizados debates e atividades culturais alusivas à data e à histórica relação entre os dois lados do Atlântico Sul.

“Para alcançarmos um ambiente de governança sustentável no mundo, é fundamental a inclusão dos milhões de habitantes do continente africano no âmbito da cooperação entre os países. Comemorar o Dia da África aqui no Brasil é celebrar os laços que nos unem, valorizar e promover o legado que a África deixou para a sociedade brasileira, no âmbito social, cultural e econômico”, comentou o presidente da Frente Parlamentar, deputado Edson Santos (PT-RJ).

Ele acrescentou que o Brasil e os países do continente africano “já trabalham juntos nas áreas de agricultura, mineração, petróleo e biocombustíveis, podendo fazer muito mais no aproveitamento do enorme potencial da África. Além de defender o interesse de nossas empresas que operam em solo africano, queremos ajudar a desenvolver empresas genuinamente africanas, com mão de obra africana, transferindo tecnologia e emprestando nossa experiência em programas de distribuição de renda e enfrentamento da miséria”.

União Africana – A carta de fundação da Organização da Unidade Africana foi assinada por 32 chefes de estados independentes do continente, em Addis Abeba, na Etiópia, sob a liderança do imperador etíope Haile Selassie. Em 2002, a entidade foi sucedida pela União Africana (UA), que atua pela promoção da democracia, do desenvolvimento e dos direitos humanos na África, lançando as bases para a criação da Comunidade Econômica Africana, prevista para 2028.

Programação Dia da África

19 de maio, às 19h – Culto em Ação de Graças pelo Dia da África – Igreja metodista da Asa Sul (610 Sul);

21 de maio, às 8h – Abertura do I Encontro dos Estudantes Africanos em Brasília – Instituto de Química da Universidade de Brasília;

22 de maio, às 16h – Solenidade no Salão Verde da Câmara dos Deputados ;

25 de maio, às 9h – Seminário na Universidade de Brasília (auditório a confirmar).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também