Novos estádios poderão ter mais jogos da Seleção Brasileira

vicente candido0804 D2A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara realizou nesta quarta-feira (16), o Seminário Brasil Pós-Copa 2014: Legado e Gestão dos Estádios, no auditório Nereu Ramos.

Durante o evento foram discutidas ações e propostas sobre o uso dos estádios após o Mundial, principalmente em estados com pouca tradição no futebol, como o Distrito Federal, Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Durante o seminário, o diretor de operação do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, informou que no dia 10 de julho o Comitê Organizador Local se reúne com as cidades-sede para discutir formas de gestão dos estádios. A realização de mais jogos da Seleção Brasileira, foi apontada como uma das alternativas, para garantir a “sustentabilidade” das arenas  onde o futebol não é tão forte como no Rio de Janeiro ou São Paulo.

 “Não é atribuição do COL, mas a nossa sorte é que temos o mesmo presidente que a CBF [José Maria Marin] e podemos levar essa situação de termos mais jogos da seleção para tornar as arenas mais sustentáveis onde o futebol não é tão forte e que isso fique como o legado de operação, já que em outras sedes não teremos o mesmo tipo de dificuldade”, sustentou Ricardo Trade.

Ele lembrou, no entanto, que os estádios devem atender aos padrões internacionais de espaços modernos. “O  conceito de estádio ideal mudou. Antes a ideia era de quanto maior [o estádio] melhor, sem necessariamente ter uma estrutura adequada de segurança e conforto. Hoje, o conceito de estádio inclui melhorias dos serviços prestados, no intuito de fidelizar o torcedor e fazê-lo voltar”, destacou o diretor do COL.

A iniciativa foi elogiada pelo relator da proposta da Lei Geral da Copa (PL2330/11) na Câmara,  deputado Vicente Cândido (PT-SP). Ele fez ponderações, entretanto.  “Em matéria de estádios, não depende muito  do Congresso as deliberações, a não ser a confecção de políticas públicas para a formação dos atletas e o incentivo à participação nos esportes.  A competência  do Congresso é em relação ao legado de material, que garanta o fortalecimento econômico dos clubes, um programa de esporte educacional e sua inclusão no calendário escolar”, afirmou o petista.

Ivana Figueiredo com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também