Boletim 263 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 9/11/2018 – 217º Dia de Resistência 20h10
1. A revista inglesa The Economist desta semana criticou de maneira contundente a nomeação de Sérgio Moro para o cargo de ministro do governo ultradireitista Jair Bolsonaro. “Alguns dos seus atos judiciais parecem agora questionáveis”, diz um artigo na edição desta semana sobre o ativismo de juízes na América Latina. “Consta que Moro já estava conversando com o pessoal de Bolsonaro. Tudo isso prejudica a confiança”, afirma a revista. A publicação confirma o que todo mundo já sabe: A Lava Jato sempre foi um projeto de poder do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem provas para atingir objetivos políticos. Leia mais: http://www.pt.org.br/economist-critica-moro-no-governo-bolsonaro-e-razoes-para-prender-lula/
2. O ato de boa tarde ao ex-presidente Lula nesta sexta-feira (9) foi puxado por integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) que estão em Curitiba para um encontro nacional da categoria. Os militantes que vieram à Vigília são de Macapá. A presidenta do Sindicato dos Servidores em Educação do Amapá, Katia Cilene, falou aos militantes antes da saudação ao ex-presidente. Ela disse que a injustiça contra Lula – condenado sem provas – choca todo o mundo, mas manifestou a expectativa de que a arbitrária e política sentença de Sérgio Moro será revista pelas instâncias superiores.
3. O presidente da CUT do estado do Amapá, Giovani Granjeiro, também falou aos militantes antes do boa tarde a Lula. Ele informou que no estado do extremo Norte do Brasil todas as atividades da Vigília Lula Livre são acompanhadas pela internet por militantes que estão na luta em defesa da democracia e da libertação de Lula.
4. A professora Joelma Bandeira, dirigente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e também do estado do Amapá, manifestou sua solidariedade aos militantes da Vigília. “Estamos lá no Amapá resistindo e debatendo a situação atual”, disse a sindicalista. Ela destacou a importância de se fortalecer a mobilização, em todo o país e no exterior, para garantir a libertação de Lula e corrigir a injustiça cometida contra ele pelo “juiz” Sérgio Moro, futuro ministro de Bolsonaro.
Boletim 263 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 9/11/2018 – 217º Dia de Resistência 20h10