Policarpo defende regulamentação de profissão de taquígrafo

PolicarpoO deputado Policarpo (PT-DF) defendeu  a regulamentação da profissão de taquígrafo,  durante sessão solene em homenagem ao Dia do Taquígrafo,  comemorado em 3 de maio.

A sessão ocorreu no plenário da Câmara, na última sexta-feira.  De acordo com o parlamentar petista, um dos autores do requerimento para a homenagem, “o taquígrafo é um profissional especial, que registra os momentos inesquecíveis no Legislativo e no Judiciário”.

              Policarpo informou que deu parecer favorável ao projeto de lei (PL 7358/10), que regulamenta a profissão, aprovado na Comissão de Trabalho. A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Finanças e Tributação; e CCJ.

              História  – Marco Túlio Tirão, escravo e secretário de Cícero, filósofo romano, é considerado o inventor da taquigrafia. No Brasil o método mais usado no Legislativo e Judiciário  o sistema inventado pelo espanhol Francisco de Paula Martí Mora.

              Taquigrafia é um termo que define todo método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação a um método padrão de escrita. A taquigrafia é feita a mão, geralmente usando lápis ou caneta. Os sistemas típicos da taquigrafia fornecem símbolos ou abreviaturas para as palavras e as frases comuns, o que permite que alguém, bem treinado no sistema, escreva tão rapidamente que possa acompanhar as falas de um discurso.

              Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também