Deputado pede cassação da candidatura de Bolsonaro por disseminação de fake news

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ingressou nesta quarta-feira (17) com uma representação no Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitando a cassação do registro da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) devido ao benefício eleitoral no primeiro turno das eleições que ele obteve a partir da disseminação da fake news sobre um suposto kit gay.

O deputado denunciou a mentira sobre o inexistente kit gay foi propagada por Bolsonaro durante transmissão do Jornal da Nacional, da TV Globo. Na terça-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral julgou a iniciativa do candidato como ilegal e pediu para retirar as peças, mas Solla entende que o resultado foi nefasto para o resultado do primeiro turno bem como na atual disputa pelo segundo turno. “Grande parte do eleitorado ainda acredita que foi verdade, e foi o próprio candidato que disseminou de forma deliberada, gerando incontornável efeito eleitoral”, disse o parlamentar.

Na representação, o parlamentar citou declaração recente do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, de  que  “o Código Eleitoral brasileiro prevê a anulação de uma eleição caso seu resultado tenha sido influenciado pela disseminação de notícias falsas”.

Solla sustenta a representação no artigo 222 da Lei nº 4.737/65, que afirma ser anulável a votação, “quando viciada de falsidade, como vem acontecendo em razão dos atos do Sr. Jair Bolsonaro”.

Leia a íntegra da representação:

Ação (PDF)

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo