Setor de educação se organiza para ter voz na Rio +20

A Subcomissão Especial da  Rio +20, vinculada à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, se reúne nesta terça-feira (8) para definir o roteiro de trabalho e indicar os integrantes do colegiado. Dos 17 titulares, apenas 11 foram indicados pelos partidos. O presidente da subcomissão, deputado Pedro Uczai (PT-SC), tem a prerrogativa de indicar os demais titulares – caso os partidos não o façam no mesmo dia – para que os trabalhos sejam iniciados imediatamente.

“Precisamos correr contra o tempo e acelerar os trabalhos. A nossa intenção é produzir um documento  que tenha relação entre Meio Ambiente, Sustentabilidade e Educação e levá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20,  que acontece nos dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Seria  uma contribuição da Câmara dos Deputados e da sociedade brasileira”, afirmou Pedro Uczai.

Durante a reunião Uczai vai propor a realização de audiências públicas com grupos de pesquisas, representantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e de universidades que já discutem a “sustentabilidade” no país.

“Existem  várias experiências positivas com energia limpa e renovável, no qual o Brasil é referência; de biodiversidade e preservação, e de economia verde que devem, inclusive, ser levadas às escolas. Essa discussão produziria novas consciências a respeito da sustentabilidade”, destacou Pedro Uczai, que também é professor universitário e autor de vários livros sobre energia renovável.

Na avaliação do vice-presidente do colegiado, deputado Newton Lima (PT-SP), “só vamos avançar nesta discussão na  Rio +20 e nas demais conferências, se o mundo compreender que o meio ambiente precisa ser preservado para a própria preservação do planeta e da humanidade”, destacou o petista. Participam também do colegiado os deputados Fátima Bezerra (PT-RN) e Artur Bruno (PT-CE). O relator da subcomissão é o deputado Luiz Noé (PSB-RS).

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também