93% dos reajustes salariais ficam acima da inflação

 vicentinho-franciscochagas

O número de negociações salariais fechadas no primeiro semestre de 2014 e que tiveram reajuste superior à inflação aumentou. Na primeira metade do ano, quase todos os 340 acordos coletivos de trabalho (93,2%)  assinados resultaram em reajustes salariais acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No ano passado, nesse mesmo período, 83,5% das negociações salariais foram acima da inflação.

A informação faz parte do estudo Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estudos de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta quinta-feira (21). O percentual médio de aumento entre janeiro e junho deste ano foi de 1,54%, o terceiro melhor desde que o Dieese começou a acompanhar em 2008 os acordos realizados pelos trabalhadores da indústria, comércio e setor de serviços.

Na média, os aumentos reais chegaram a 1,5% na indústria; 1,57% no comércio e 1,51%, no setor de serviços.

Mudança Na avaliação do líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), os governos Lula e Dilma mudaram a cultura da negociação salarial, com a implantação de uma política que garantiu ganho real para o salário mínimo. “O ganho real, além da inflação do período, passou a ser uma espécie de obrigação do empregador”, afirmou Vicentinho.

O líder do PT exemplificou essa mudança, dos governos Lula e Dilma na forma de negociar e garantir direitos para os trabalhadores, citando que foi preso e cassado na Ditadura Militar  por discordar da política salarial do governo Figueiredo. “Fui preso e cassado por lutar contra a determinação do presidente Figueiredo de que os trabalhadores brasileiros só poderiam receber correção salarial equivalente a 80% da inflação do período”, explicou.

Vicentinho disse ainda que as dificuldades para os trabalhadores continuaram nos governos Fernando Henrique Cardoso. “Na gestão FHC a nossa luta era para não retroceder, para assegurar pelo menos as nossas conquistas”.

O deputado Francisco Chagas (PT-SP), integrante da Comissão de Trabalho da Câmara, também comentou os números positivos da negociação salarial. “Isso tem sido possível porque os governos Lula e Dilma optaram por uma política econômica consistente e sustentável”. Chagas acrescentou que foi essa opção de crescimento com geração de emprego e renda que sustentou o País durante a crise financeira internacional. “Foram mantidos os postos de trabalho e a distribuição de renda, e a inflação ficou controlada. Tudo isso criou um ambiente que permitiu o ganho real para o trabalhador”, avaliou. 

Números Na indústria, os ganhos reais na faixa 2,01% e 3% atingiram 19,4% das negociações e, no topo, na faixa entre 4,01% e 5%, estão apenas 2,1% dos empregados.

No comércio, em 46 acordos foram constatados 95,7% de ganhos reais; 2,2% de salários mantidos em taxa iguais ao do INPC; 2,2% abaixo da inflação e aumento real médio de 1,57%.

No setor de serviços foram estudadas 138 negociações coletivas de trabalho, em que se verificou que o percentual de reajustes acima do INPC, em 93% dos casos, igualou-se a 2012, ano considerado como o melhor da série desde 2008. O aumento real médio, no entanto ficou abaixo daquele período, em 1,57% ante 2,05%.

Vânia Rodrigues  com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100