O bom dia ao ex-presidente Lula, que é preso político em Curitiba, foi dado nesta segunda-feira (16), pelos militantes acampados e pelos líderes do PT na Câmara e no Senado, respectivamente, Paulo Lula Pimenta (RS) e Lindbergh Farias (RJ). O deputado Assis Carvalho Lula (PT-PI) também leva à capital do Paraná a solidariedade e apoio do povo do Piauí ao ex-presidente. Diversas atividades estão marcadas em todo o País hoje. Fortaleza e Brasília, além de Curitiba, já estão com acampamentos montados e vigílias diárias pedindo a imediata libertação de Lula. Veja abaixo a íntegra do Boletim:
Boletim 26 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 16/04/2018 – 9h30
- O acampamento da vigília Lula livre segue firme na resistência democrática e popular em Curitiba. Aqui, o que se vê é a solidariedade do povo curitibano que acredita na Democracia e todos os dias comparece ao acampamento para pedir Lula Livre e democracia. As generosas contribuições dos curitibanos para manter o acampamento não param de chegar, e a tenda destinada a recebê-las mal está dando conta de guardar tantas doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e outros produtos.
- A senadora Gleisi Hoffmann reforçou na noite de ontem que todas as medidas jurídicas e negociações estão caminhando para garantir o direito à manifestação e à mobilização. Segundo ela, não há ação de despejo, mas, sim, interdito proibitório de manter uma distância pré-definida do prédio onde Lula é mantido como preso político e que está sendo respeitado pelo acampamento.
- “Vamos seguir de cabeça erguida. Lula sairá mais forte para lutar pelo povo brasileiro!”, disse a presidenta nacional do PT em entrevista à rádio Metrópole, de Salvador, na manhã desta segunda-feira. “Lula está em instalações dignas, boas, um quarto com banheiro, tudo limpo e sem regalias ou benefícios que não estão previstos em lei. As instalações são dignas, mas ele está sem acesso às pessoas, só estão autorizados os advogados nos dias de semana e os familiares uma vez por semana. A legislação permite a visita, então isso é ilegal. A Lei de Execução Penal diz claramente que os presos podem receber visitas de advogados, familiares, amigos e conhecidos, que devem fazer petição ao juiz e o preso ser consultado. Já fizemos várias petições, eu mesmo entrei com uma na semana passada e não tenho posição da juíza sobre isso.”
- Programação do Acampamento Lula livre em Curitiba:
MANHÃ
09h30 – Bom dia Presidente Lula, com Lindbergh Farias – senador/RJ e deputado federal Paulo Pimenta (líder da bancada do PT)
10h – Recepção ao deputado federal Assis Carvalho/PI
TARDE:
14h30 – Olho no corpo – Oficina de dança, com Pedro Almeida
15h30 – Gerson Bientinez – voz, violão e percussão
18h – Sorteio do mosaico de Javier Guerrero, com imagem de Lula.
- Um ônibus do Vale do Jequitinhonha (MG), uma das paradas da caravana Lula pelo Brasil no norte de Minas Gerais, chegou nesta madrugada ao acampamento. Também há ônibus de Florianópolis (SC) e do extremo oeste.
- Quem quiser e puder ajudar o acampamento Lula livre em Curitiba, os movimentos pedem doações de agasalhos, cobertores, pratos descartáveis e garfos. Também é possível participar da campanha financeira organizada pelo PT, as frentes e movimentos sociais em https://vigilialulalivre.pt.org.br
- Lindbergh Farias participou na manhã desta segunda-feira do ato que dá bom dia ao presidente Lula. Mantido como preso político no prédio da Polícia Federal em Curitiba, o presidente já disse a familiares e ao advogado de defesa que consegue escutar as manifestações que vêm da esquina Olga Benário. O senador continuará conosco até terça-feira à tarde.
- Duas cachorrinhas que vagavam pelas ruas do entorno do prédio da Polícia Federal foram acolhidas pelo acampamento Lula Livre. Uma, adotada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ganhou o nome de Resistência. A outra, Luiza, está com a caravana de Londrina e ganhou até ração doada por um morador da região. As duas estão sendo muito bem cuidadas por todos e já têm casa para morar quando Lula for solto.
- Em Fortaleza, o deputado Guimarães e o senador Pimentel reforçaram a candidatura de Lula pelo PT e elogiaram a mobilização popular. “Os acampamentos estão sendo vistos como uma importante e revolucionária resistência contra a prisão política de Lula. Isso mostra que não vamos recuar. Só vamos deixar essa resistência nacional quando Lula for solto lá em Curitiba”, afirmou o deputado.
- Em Brasília, o acampamento começou o domingo com Assembleia de Mulheres, que debateram sobre como o golpe as atinge com mais força e sobre como pode lutar em defesa da Democracia e contra o patriarcado. Além disso, fizeram um balanço da Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina e discutiram a realização da Marcha das Margaridas.
- No sábado (21), acontece o primeiro bazar “Lula Livre” em São Paulo. Toda a verba arrecadada será usada na manutenção do acampamento democrático. Separe roupas, sapatos e acessórios e participe do bazar! Alameda Eduardo Prado, 499, São Paulo (SP)
Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 26 – 16/04/2018 – 9h30