75% dos brasileiros creem em melhoria de vida pessoal e familiar em 2024, diz pesquisa

Pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro e ouviu uma amostra nacional de 2.000 pessoas de todas as regiões do país Foto:Rafael Zart/MDS

Levantamento bimestral Ipespe/Frebraban mostra que mulheres são as mais otimistas, com 80%. No Nordeste, esse percentual é de 83%. Dados confirmam acerto das políticas econômicas e sociais do governo Lula;

A vida do brasileiro e da brasileira está melhorando à medida que avançam os dias e a implementação de políticas públicas, econômicas e sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dados da pesquisa bimestral Ipespe/Frebraban (Federação Brasileira de Bancos) apontam que a expectativa positiva de vida pessoal e familiar atinge o maior patamar da série histórica, ficando em 75% neste ano.

As mulheres brasileiras são as mais otimistas, expectativa de melhoria de 80%, índice que vai a 81% na faixa de 25 a 44 anos e as mais otimistas do Brasil são as mulheres nordestinas, com 83%.

A aferição da pesquisa é mais um indicador do cenário positivo que está sendo criado a partir da eleição do presidente Lula para o seu terceiro mandato como presidente da República. A isso, somam-se dados econômicos como o apresentado nesta sexta-feira (1) que aponta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 ficando em 2,9%, acima do registrado pelos Estados Unidos e Japão, por exemplo, e a queda do desemprego, a menor taxa de 2015.

Mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que o país vá melhorar neste ano. Em relação à gestão do país, metade dos entrevistados aprovam o governo Lula, ante 42% que desaprovam e 8% não sabem ou não responderam. A pesquisa quantitativa foi realizada por entrevistas por telefone entre os dias 14 e 20 de fevereiro, por uma amostra nacional de 2.000 pessoas. Desse total, 53% são do sexo feminino e 47%, masculino.

Emprego e renda e saúde, ambos com 29%, estão entre as principais áreas que a população cita como as que deveriam receber mais atenção do governo federal. Em terceiro lugar está educação (12%), inflação e custo de vida (9%), segurança (8%), fome e pobreza (4%), meio ambiente (3%), corrupção (3%), reforma tributária (2%) e política de incentivo ao crédito e infraestrutura com estradas e saneamento, os dois itens com 1%.

A análise do ranking mostra diferenças nos estratos demográficos comparativamente ao total da amostra. Saúde, por exemplo, assume o primeiro lugar no público feminino, na faixa de 60 anos ou mais, entre os estudantes até o fundamental e na faixa de renda de até dois salários mínimos. Regionalmente, emprego e renda é prioridade número um apenas no sudeste, enquanto nas demais regiões prevalece a saúde.

Na análise sobre quadro aspiracional, quase metade dos brasileiros (48%) tem como prioridade investir em moradia (comprar: 30% e reformar: 18%). Em segundo lugar aparece aplicar em investimentos bancários (passou de 25% para 27%), seguido aplicação na poupança, com 20% das menções.

Da Redação da Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100