6 º Congresso Nacional do PT mostra força de mais de 300 mil filiados 

O grito por democracia que sai da garganta de milhares de militantes e filiados do Partido dos Trabalhadores não é só retórica. Democracia é a marca do PT, que encontrou na fundação do partido, em 1980, o caminho para a construção desse ideal. Mas esse grito democrático não é só para fora do partido, internamente, o PT é a única sigla que implantou o Processo de Eleição Direta (PED) como mecanismo de escolha da direção partidária em todos os níveis.

De acordo com a Secretaria de Organização do PT Nacional, votaram no último PED municipal 307.191 mil filiados. Os mais de 300 mil filiados escolheram 8.920 delegados para a etapa estadual que elegeram 600 delegados para o 6° Congresso Nacional que começa nesta quinta-feira (1) e se encerra no dia 3 de junho com a eleição da nova direção e do substituto do presidente Rui Falcão.

Para o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) “o Congresso é importante para reorganizar nossa atuação e dar uma nova dimensão política ao Partido dos Trabalhadores”.

Observou Zarattini que essa reunião congressual ocorre em um momento em que o país enfrenta um governo que não tem condição de continuar à frente do Brasil. Para ele, as propostas antinacionais e antipopulares que o governo ilegítimo de Michel Temer tenta enfiar goela abaixo do povo brasileiro, com retiradas de direitos e entrega do patrimônio nacional, precisam de uma resposta.

“Nessa conjuntura, temos que encontrar uma saída para o Brasil que seja democrática e essa saída é a das Diretas Já. Por isso, propomos em nome da bancada do PT que o congresso assuma a palavra de ordem: antecipação das eleições com eleições gerais o mais rápido possível para devolver ao povo o direito de escolher o seu governo e retomar o desenvolvimento econômico do país”, salientou Zarattini.

PED – Ao analisar o momento ímpar na vida do maior partido político de esquerda da América Latina, o vice-presidente nacional da legenda, deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o PED é o espelho que reflete o que é o Partido dos Trabalhadores. “O PED hoje está sendo visto como algo mobilizador e de reencantamento da nossa militância espalhada por esse país afora. Disputamos o PED em 3 mil municípios. Qual é o partido que consegue estruturar um processo de eleição direta como o PT? ”, provoca Guimarães.

Para ele, o processo eleitoral do partido é um momento de reafirmação e de “profundas” mudanças que o PT precisa fazer. “Essa é uma exigência da realidade, da nossa base e da conjuntura política do País”, disse Guimarães.

Analisou ainda Guimarães que fracassaram todas as tentativas de setores conservadores e ultrarreacionários da sociedade brasileira que, junto com parte da mídia, atuaram contra e, depois, decretaram o fim do Partido dos Trabalhadores.

“As práticas recorrentes desses setores, capitaneada pelo ex-senador do DEM, Jorge Bornhausen, que anunciou na tribuna do Senado, o fim ‘dessa raça’, não logrou sucesso. Além das recentes pesquisas que revelam que o PT possui lugar cativo no coração de mais de 22 milhões de brasileiros”, comemorou Guimarães que também é o líder da Minoria da Câmara dos Deputados.

Benildes Rodrigues

[divider style=”shadow” top=”30″ bottom=”30″]

Começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o próximo dia 3, em Brasília (DF), o 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva. O evento, que reunirá 600 delegados e delegadas de 26 Estados e do Distrito Federal, elegerá, além do novo presidente do partido, os novos integrantes da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do PT.

O evento terá a participação de membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as) e convidados internacionais. O 6º Congresso Nacional do PT contará ainda com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA – 1º de junho

10h00 – Abertura do Credenciamento
16h00 – Aprovação do Regimento Interno
18h30 – Abertura Solene

Atividade cultural – Show com Chico César

SEXTA-FEIRA – 2 de junho

9h00 – Abertura dos Trabalhos
12h00 – Almoço
12h30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas titulares 13h30 – Grupos de trabalho
14:30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas suplentes
18h00 às 20h00 – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PT/FPA:

– “Os golpes de novo tipo na América Latina e o Caso Lula” o Conferencistas:

José Pepe Bayardi- SRI da Frente Ampla do Uruguay

Emir Sader- sociólogo Brasil

Pablo Colantuono – jurista Argentino

Valeska Zanin – advogada brasileira

Cristiano Zanin – advogado brasileiro

SÁBADO – 3 de junho

9h00 – Abertura dos trabalhos

– Plenária deliberativa

– Apresentação das Candidaturas e Chapas e Votação

– Encerramento

Tgs: 6º Congresso do PT, programação, Lula, Dilma, PT, Congresso nacional

[/padding]

[divider style=”shadow” top=”30″ bottom=”30″]

 

Foto: divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100