Balanço apresentado na sexta-feira (13) pelo Ministério da Saúde (MS) sobre a segunda etapa do Programa Mais Médicos, confirma a participação de 400 médicos diplomados no Brasil. Segundo o ministério, esse número equivale a 28,3% do total de 1414 profissionais inscritos na segunda fase do programa. Nesta segunda etapa os profissionais selecionados vão atuar em 217 municípios e 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Dos 400 profissionais selecionados, 61% ou 232 médicos vão atender a demanda de municípios do interior e que apresentam alto índice de vulnerabilidade social. Os demais (157) atuarão nas periferias dos grandes centros urbanos e 11 atenderão os distritos indígenas.
Segundo avaliação do Ministério da Saúde, o desempenho da segunda etapa entre os brasileiros cobre apenas 2,4% da demanda por médicos apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes, que apontaram a necessidade de terem 16.625 médicos atuando na Atenção Básica.
Para o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da Medida Provisória (MP 621/13) que institui o Programa Mais Médicos, as duas chamadas públicas feitas pelo governo federal para atrair esses profissionais para atuarem no país revelam que, apesar dos incentivos e da importância do programa, os médicos brasileiros não mostraram “disposição” em atuar nas áreas onde mais carecem desses profissionais.
“Os dados da primeira e segunda etapa do programa Mais Médicos comprovam a tese da insuficiência de médicos brasileiros para atender as demandas dos municípios, principalmente daqueles que mais necessitam de fixação desses profissionais”, avaliou Rogério Carvalho.
Estrangeiros – As vagas que não foram preenchidos pelos médicos brasileiros serão disponibilizadas, no primeiro momento, para os profissionais brasileiros diplomados no exterior e, na sequência, aos médicos estrangeiros. Mais de 400 médicos graduados em outros países se inscreveram no programa.
Audiência – A comissão mista destinada a emitir parecer à Medida Provisória (MP 621/13) que institui o Programa Mais Médicos realiza nesta terça-feira (17) audiência pública para debater o tema. Foram convidados, entre outros, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério das Relações Exteriores e da Federação Nacional dos Médicos. O colegiado reúne-se às 14h30, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Benildes Rodrigues com Portal da Saúde