Sob Bolsonaro, BNDES financia fazendeiros criminosos com dinheiro público

Victor Moriyama/Greenpeace / Site do PT

No governo de Bolsonaro o desmatamento é sempre bem-vindo, com artimanhas sem limites para impulsionar a destruição ambiental no país. A novidade de agora é utilizar um banco público, que era para estimular o desenvolvimento econômico e social brasileiro, para financiar fazendeiros criminosos e desmatadores.

Mesmo com terras embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bolsonaro liberou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para emprestar, com dinheiro público, R$ 28,6 milhões para a compra de maquinário agrícola.

O projeto de extermínio da Amazônia é operado pelo banco John Deere, que pertence à maior montadora de máquinas agrícolas do mundo. O financiamento foi liberado para cinco produtores com embargos por desmatamento, emitidos pelo Ibama.

secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT), Penildon Silva, alerta sobre a estratégia de destruição do governo Bolsonaro de todo o aparato estatal, que era utilizado para fiscalizar, coibir e multar crimes ambientais, e agora estimula criminosos a avançarem nas florestas e outros biomas brasileiros. Outro ponto destacado por Penildon é que o caráter do governo bolsonarista vai levar o Brasil ao isolamento no plano internacional, diante de tantos retrocessos ambientais.

“É escandaloso, pois o BNDES foi desativado como banco desenvolvimento social e econômico e agora serve para poder financiar a destruição da Amazônia. É preciso que o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas investiguem bem, pois o financiamento é para uma atividade que é ilegal”.

Ouça o secretário Penildon Silva:

Crédito rural proibido

O Banco Central do Brasil proíbe a concessão de crédito rural para propriedades na Amazônia que tenham embargos, mas não impõe restrições para que os donos dessas áreas obtenham empréstimos para outras fazendas. É aqui a brecha que Bolsonaro, não satisfeito com os 360 km2 desmatados da Amazônia somente em janeiro deste ano, precisou ter para continuar com a destruição da maior floresta tropical do mundo.

Da Redação, com informações do UOL e Repórter Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100