15 ou 31 março? Dos fascistas de ontem e de hoje – Deputado Paulão ( PT-AL)

PAULAO
Foto: Gustavo Bezerra
 
A proximidade das manifestações convocadas pelo autoproclamado pomposamente Movimento Brasil Livre- MBL acirrou tremendamente nas redes sociais e nos meios de comunicação de massa a presença dos seus incautos integrantes, bradando os mais fantasmagóricos e delirantes subterfúgios, na tentativa de arregimentar séquitos para as suas sanhas golpistas.    
 
Os argumentos trazidos a lume aos borbotões estão eivados pela velha estratégia da disseminação do ódio da abastada, inculta, impiedosa e obscura elite brasileira. A estratégia da indispensabilidade do ódio na política da elite brasileira, requentada pelo tal MBL (versão moderna da TFP – Tradição Família e Propriedade dos anos 60), remonta os idos do Brasil Imperial, como notavelmente registra o clássico “Conciliação e Reforma no Brasil”,  do renomado historiador José Honório Rodrigues. Transcrevemos:
 
“Os liberais no império, derrotados nas urnas e afastados do poder, foram se tornando além de indignados, intolerantes; construíram uma concepção conspiratória da história que considerava indispensável à intervenção do ódio, da intriga, da impiedade, do ressentimento, da intolerância, da intransigência, da indignação para o sucesso inesperado e imprevisto de suas forças minoritárias”.
 
É evidente e mal dissimulada a essência fascista de tal movimento. Nas falas e nas manifestações são presentes e são recorrentes os elementos fascistas da demonização da política, do culto da ação pela ação, do descrédito nos partidos políticos e nas instituições democráticas de Estado, no desprezo à atividade e à reflexão intelectual, na ojeriza aos pobres, na xenofobia, no machismo, na homofobia, no racismo, na inveja e no medo do inimigo.  
 
O genial Humberto Eco discorreu sobre esse fascismo eterno: “tais características não podem ser enquadradas em um sistema, muitos se contradizem uns aos outros, e são típicos de outras formas de despotismo ou fanatismo, mas basta que uma delas esteja presente para fazer coagular uma nuvem fascista”. 
 
Por isso, é hora de varrer a nuvem fascista que se avizinha no horizonte, reafirmando a democracia como valor universal, como conquista inalienável do povo brasileiro e único caminho possível para o avanço das conquistas sociais, o combate tenaz à corrupção e à eliminação das abissais desigualdades ainda existentes em nossa sociedade.
 
* Deputado federal pelo PT – Alagoas
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100