A deputada Iriny Lopes (PT-ES) ocupou a Tribuna na segunda-feira (30), para uma avaliação dos 10 anos de governo do PT. “No governo do presidente Lula e no governo da presidenta Dilma provamos que podemos distribuir renda paralelamente ao crescimento econômico do País. O PT demonstrou, na prática, que poucos recursos na mão de muitos elevam o índice de desenvolvimento humano com forte distribuição de renda”, disse.
De acordo com a deputada, um exemplo de programa exitoso dos governos do PT é o Bolsa Família. “Reconhecido pela ONU como grande exemplo de programa de transferência de renda com condicionalidades, por seus resultados incontestáveis na redução da pobreza e na melhoria das condições sociais. O Bolsa Família foi considerado pela entidade uma referência de política acessível para países em desenvolvimento”, ressaltou a parlamentar petista.
Iriny Lopes lembrou ainda outras iniciativas dos governos Lula e Dilma para a melhoria da qualidade de vida da população. Entre elas, o Programa Mais Médicos, que está sendo implementado; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec); o Luz para Todos, considerado o programa de inclusão de energia elétrica mais ambicioso implementado no mundo; o Programa Ciência sem Fronteiras; e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O PAC, acrescentou a parlamentar petista, é responsável pela retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do País. “O PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda e elevou os investimentos públicos e privados em obras fundamentais para um desenvolvimento sustentável no Brasil”, disse Iriny Lopes.
“Conseguimos ainda, em 10 anos de governo e a despeito de problemas em todo o mundo, acumular um saldo de 20 milhões de novos postos formais de trabalho, contra apenas cinco milhões dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso”, frisou a petista.
Enfrentamento da crise – Na avaliação da deputada Iriny Lopes, o presidente Lula e a presidente Dilma conseguiram enfrentar intensas crises financeiras mundiais com políticas públicas consistentes. “Com isso, os governos do PT conseguiram evitar que as crises atingissem o país, como assistimos os efeitos nefastos na Europa e mesmo nos EUA”.
Reforma Política – Iriny Lopes falou também sobre reforma política e reafirmou o compromisso com a campanha nacional de coletas de assinaturas do projeto de iniciativa popular da reforma política organizada pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
A campanha, explicou a petista, tem como propostas o financiamento público exclusivo de campanha, eleição por lista partidária preordenada com paridade de gênero, ampliação dos mecanismos de participação popular e convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para a realização de uma ampla reforma política que aprofunde o processo democrático em nosso País. “Lembramos, também, que foi entregue a esta Casa um projeto de iniciativa popular apresentado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”, disse Iriny Lopes.
Gizele Benitz