1º semestre: Bancada do PT atua unida na defesa do Governo Dilma e do projeto de inclusão social

GUIMARAESManchete

 

No primeiro semestre de 2013 a Câmara dos Deputados teve uma intensa produção legislativa, com algumas sessões que se estenderam na madrugada, num esforço que resultou na votação de uma série de matérias consideradas prioritárias para a sociedade brasileira. Em todas as votações, a Bancada do PT compareceu em peso.  A unidade da bancada foi fundamental para garantir a aprovação de propostas que contribuíram com o governo da presidenta Dilma Rousseff  e para a consolidação do novo Brasil  que, nos últimos 10 anos, promoveu distribuição de renda com redução recorde da pobreza  e inclusão social .

 

Para o líder do PT na Câmara, deputado  José Guimarães (CE), o balanço é positivo. “Esse primeiro semestre  foi fundamental para a Bancada do PT se firmar com todo o protagonismo na defesa do governo Dilma. A Bancada estabeleceu um enorme grau de unidade política, porque soube se relacionar e ter sintonia com a direção nacional do partido e, também, fazer o encaminhamento dos debates prioritários na interlocução com o governo”, disse o líder.

 

Um dos destaques do semestre foi a aprovação da Medida Provisória (MP 595/12) que cria um novo marco regulatório para o setor portuário. O deputado José Guimarães presidiu a comissão mista que analisou a matéria e, ali, aconteceram inúmeros debates com vários setores antes do texto  ir a voto. “Essa medida foi uma grande conquista. Ela  é central para os novos investimentos na estrutura portuária, visando modernizá-la para dar competitividade ao setor”, enfatizou Guimarães.

 

Outra matéria importante aprovada foi a MP 586/12 que estabelece ações para promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.    Também foi destaque na Câmara a Medida Provisória que amplia a cobertura e assegura renda mínima mensal de R$ 70 por pessoa a  todas as famílias incluídas no programa Bolsa Família. Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), relator da MP 570 que criou o programa Brasil Carinhoso, a aprovação do texto representa “a extinção da miséria extrema no Brasil”.

 

Se  destacaram entre as propostas enviadas pelo Governo Dilma e aprovadas na Câmara,

  1. semestre, a  MP 593/12 que permite às instituições privadas de ensino superior, profissional e tecnológico  participarem voluntariamente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); e a MP 587/12, que beneficia as famílias de agricultores atingidos pela seca do ano passado, autorizando para a safra 2011-2012 o pagamento de valor adicional ao benefício Garantia-Safra.

 Contaram ainda com a defesa da Bancada do PT, entre outros itens, dois projetos de autoria de petistas. O primeiro é o PL 60/99, de autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), que trata do atendimento às vítimas de violência sexual. A proposta prevê que o atendimento deverá ser imediato e multidisciplinar para o controle e tratamento do ponto de vista físico e emocional da vítima.

 

O outro é o PL 5546/01, dos deputados Nilmário Miranda (PT-MG) e Nelson Pellegrino (PT-BA), que trata da prevenção e das regras para a persecução penal (investigação) de práticas delituosas e cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O texto aprovado tem como base o PL 2442/11, do Executivo, apresentado na forma de emenda do deputado Luiz Couto (PT-PB), relator pela CCJ.

 

Juventude – No final do semestre, em julho, foi aprovado o  PL 4529/04, que cria o Estatuto da Juventude. A proposta é da comissão especial das políticas públicas para a juventude, que foi presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

 

Defensoria – Ainda, foi aprovada, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 207/12), que estende às defensorias públicas da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa concedida às defensorias estaduais.  Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que presidiu a comissão especial que analisou a PEC, a defensoria pública “é uma das instituições mais importantes para diminuir as desigualdades sociais no país”.

 

Para o líder José Guimarães, o segundo semestre legislativo deste ano será decisivo para a Bancada do PT. “Entre as tarefas a partir de agosto está a de viabilizar o plebiscito, porque a reforma política só dará certo  com plebiscito. Também queremos trabalhar para recompor a base de governabilidade na Câmara e aprimorar nossa relação com os movimentos sociais”, destacou o líder do PT.

 

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara                

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100