Após 6 anos, suspeitos de mandar matar Marielle Franco e Anderson são presos

A ex-vereadora Marielle Franco, em 2017, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação Câmara de Vereadores do RJ

Operação da Polícia Federal aconteceu na manhã deste domingo

Após seis anos de espera, enfim o Brasil pode ver esclarecida a pergunta mais formulada nos últimos anos: quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes? Na manhã deste domingo (24/3) a Polícia Federal prendeu Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio suspeitos de mandar matar a ex-vereadora e seu motorista. Eles foram assassinados em 14 de março de 2018.

Pelas redes sociais, parlamentares da Bancada do PT na Câmara parabenizaram a operação realizada conjuntamente entre a PF, a Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público do Rio de Janeiro, com base na delação de Ronnie Lessa, executor do crime, que os apontou como mandantes, em delação homologada na última semana. Os petistas esperam que todas as respostas possam ser respondidas e que a justiça seja feita.

“Após seis anos de espera, os assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes tem rosto e nome (…) Parabéns à Polícia Federal, Ministério da Justiça e Ministério Público pelo trabalho de investigação comprometido nos últimos meses. Que a justiça seja feita”, afirmou a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

O líder da Bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (MG) escreveu em uma rede social logo cedo: “Dia importante, que marca mais um avanço nas investigações, e que reforça a importância de uma democracia livre, na qual as instituições funcionem. Que a justiça seja feita e os culpados sejam punidos exemplarmente por esse crime bárbaro! #MariellePresente”. 

Líder Odair Cunha. Foto: Gabriel Paiva

Para a deputada Carol Dartora (PT-PR) as prisões são passos “importantes para nossa luta por justiça, mas queremos saber e entender todos os detalhes e quem são todas as pessoas envolvidas”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou a importância do desfecho da operação para a história do Brasil. “A prisão dos suspeitos de terem sido mandantes do assassinato de Marielle Franco é um marco na história do Brasil e na luta contra a violência política e a tentativa de silenciamento das vozes de coragem. Se acharam que matando Marielle conseguiriam parar a luta, se enganaram. Ela está mais viva do que nunca”.

Solidariedade

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) se solidarizou com as famílias de Marielle e Anderson, mas se disse “inconformada” com a notícia de que o ex-chefe da Polícia Civil garantiu a certeza da impunidade aos mandantes do crime. “Quero registrar toda a minha solidariedade à família da ministra Anielle Franco. A notícia de que o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa é suspeito de legitimar o assassinato da vereadora é estarrecedora”.

Governo Lula

Desde o início do mandato, o Governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vinha se empenhando para elucidar o caso. A deputada Luizianne lins (PT-CE) enfatizou o compromisso do governo dederal em cumprir seu papel. “Só agora, no Governo Lula, o assassinato de Marielle Franco e Anderson está sendo elucidado (…) A justiça cada vez mais perto de ser feita”.

Veja declarações de outros parlamentares:

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Grande dia. Presos na manhã deste domingo todos os suspeitos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes! São eles: Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do RJ, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “A Polícia Federal prendeu há pouco, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, além de Rivaldo Barbosa   ex-chefe de Polícia do RJ, todos suspeitos de serem os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson. Seguiremos cobrando justiça por Marielle e Anderson”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Depois de seis anos de espera, a PF acaba de prender os três suspeitos de mandar matar Marielle Franco. São eles Domingos Brazão, do Tribunal de Contas do RJ, Chiquinho Brazão, deputado federal do União Brasil e Rivaldo Barbosa, da Polícia Cívil do RJ”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “URGENTE: Polícia federal acaba de prender os 3 suspeitos de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes: Chiquinho Brazão, deputado federal, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil/RJ”.

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “A prisão dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, juntamente com Rivaldo Barbosa, como suspeitos de serem os mandantes do brutal assassinato de Marielle e Anderson, após seis anos de impunidade, é um marco na luta contra a violência política de gênero no Brasil. Mostra que a voz de Marielle nunca será silenciada e que a justiça vai prevalecer. #JustiçaParaMarielle e Anderson”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Após 6 anos de espera, começamos a ter respostas: quem mandou matar Marielle?”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Um alívio ver essa notícia: Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco”.

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Grande dia. Justiça por Marielle e Anderson”.

Deputada Dandara (PT-MG) – “Como disse Marcelo Freixo ‘é a prisão de quem matou, de quem mandou matar e quem não deixou investigar.’ Rivaldo Pereira, preso hoje pela PF, na época do assassinato, era Chefe da Delegacia de Homicídios. Justiça para Marielle e Anderson”.

Deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) – “A Polícia Federal acaba de prender os mandantes do assassinato da Marielle Franco e do Anderson Gomes.  Finalmente temos a resposta à pergunta que nos acompanha há 6 anos: “quem mandou matar Marielle?”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Depois de 6 anos sem respostas para um crime hediondo e que marcou o início de tempos sombrios na política brasileira, a justiça está cada vez mais próxima”.

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) – “Que grande dia! O deputado Chiquinho Brazão, o irmão dele, Domingos e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa foram presos por serem suspeitos de mandar matar Marielle Franco. Estamos a um passo de esclarecer todo o caso, após seis anos do crime”.

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Depois de 6 anos aguardando respostas, PF prendeu  3 suspeitos de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson: Chiquinho Brazão, deputado federal, Domingos Brazão, conselheiro do TCE, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil/RJ”.

Deputada Jack Rocha (PT-RS) – “Justiça para Marielle e Anderson. Além da prisão dos suspeitos de mandar matar Marielle Franco, é preciso responder: Quem mandou o chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro não deixar investigar o caso Marielle?”.

Deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) – “Polícia Federal prendeu os 3 suspeitos de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes: Chiquinho Brazão, dep. federal, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil/RJ”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Justiça: os mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson Gomes foram presos. O Plantão Globo noticiou a prisão de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Chiquinho Brazão, deputado federal do RJ. Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, também foi preso. Todos são acusados de ordenar o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes”.

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Bomba. Um deputado federal, um conselheiro do Tribunal de Contas e um ex-Chefe de Polícia, todos do Rio de Janeiro, são presos como suspeitos de terem mandado matar Marielle”.

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar matar Marielle Franco — Foto: Reprodução G1

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também