Zulke apresenta o trabalho da subcomissão a comitê da FIERGS

Ronaldo Zulke O presidente da subcomissão especial da Câmara que discute a participação do setor produtivo nacional na cadeia de exploração e refino do petróleo, especialmente na camada do pré-sal, deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), participou de reunião do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS nesta quarta-feira (20). O tema do encontro foi “A Contribuição do Estado e as Oportunidades no Rio Grande do Sul para o Desenvolvimento da Cadeia de Petróleo e Gás”.

O deputado solicitou ao comitê que envie à subcomissão um documento com sugestões sobre como ajudar na ampliação do conteúdo nacional na cadeia produtiva do pré-sal. O parlamentar informou alguns números do plano de investimentos da Petrobras. A empresa, segundo Zulke, deve investir, até 2016, U$ 236 bi. “É o principal plano de investimentos do Brasil”, disse.

Para Zulke, tão ou mais importante que a discussão sobre os royalties do petróleo é o debate sobre a participação da indústria nacional neste plano de investimentos. “Se fizermos o dever de casa, poderemos atender à demanda de 10 mil novos empregos na cadeia do petróleo e gás no RS”, avalia o deputado.  

Zulke fez um relato sobre as audiências realizadas na semana passada no Rio de Janeiro, quando apresentou as metas da subcomissão à presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, e à diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Maria Chambriard. Ambas colocaram-se à disposição da subcomissão para participar pessoalmente de reuniões em Brasília, compartilhar informações e ajudar nos trabalhos, destacando assessores para acompanhar o tema.

Na próxima semana, a subcomissão deve realizar reunião com o assessor especial da presidência da Petrobras, Paulo Alonso, em Brasília, para dar prosseguimento aos trabalhos.

O coordenador do comitê vinculado à FIERGS, Oscar Azevedo, apresentou algumas sugestões para que o deputado leve à subcomissão, em Brasília. Entre elas, a adequação da legislação que rege o sistema de aquisições do sistema Petrobras (Decreto 2.745/98 e Lei 8.666), com o objetivo de oportunizar o aumento da participação de empresas brasileiras no processo. Ainda, o estímulo à formação de consórcio entre as empresas nacionais, e o estabelecimento de uma agenda permanente e um sistema de inteligência para articular a Petrobras com a indústria nacional.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo