Zeca Dirceu: O Brasil voltou ao seu devido lugar

Líder Zeca Dirceu. Foto: Divulgação Mandato

Tem gente que ainda torce o nariz por tudo o que já foi alcançado em cinco meses do governo do presidente Lula. Mesmo com a tentativa de mais um golpe no meio do caminho, das adversidades com os juros altos e da nova conjuntura política, o Brasil voltou ao seu devido lugar e está retomando todos os programas e políticas públicas inviabilizadas ou destruídas nos últimos anos. É pouco tempo, mas fizemos muito e vamos avançar ainda mais.

Voltamos a ser protagonistas no cenário mundial, um player como diriam alguns, e colocamos novamente o combate a desigualdade na agenda dos governantes do chamado G-7. Aliás, vale dizer, voltamos a ser convidados para participar da cúpula do grupo dos sete países mais desenvolvidos do planeta e o presidente Lula é reconhecido novamente como um líder influente e global.

Mas vamos cantar a nossa aldeia para cantar o mundo. A decisão da Petrobras de reduzir o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha é sem precedentes. Se antes, o brasileiro pagava em 2022 mais de R$ 10, o litro de gasolina, hoje o mesmo combustível é encontrado a R$ 4,50 o litro.

Não tem mais a paridade internacional e o preço do combustível brasileiro voltou a ser abrasileirado novamente. O Brasil não produz petróleo em dólar, é autossuficiente em real, a nossa moeda. Vale lembrar que o país se tornou um dos maiores produtores de petróleo do mundo graças à pesquisa, à ciência, à tecnologia e aos investimentos que a Petrobras fez desde o primeiro ano do primeiro mandato do presidente Lula.

O Brasil descobriu o pré-sal e hoje tem essa condição. A decisão de sair daquela política de preços equivocada foi construída, dialogada, informada, com transparência, até mesmo com os acionistas. Tanto é que as ações da Petrobras tiveram alta no dia em que o presidente Lula gravou o vídeo em que comemorou a queda no preço da gasolina e do diesel, e a queda de 20% no preço do gás de cozinha.

É assim que o Brasil vai vencer a inflação e caminha para reduzir a taxa de juros que está impedindo o crescimento, a geração de emprego, que já podia ser muito maior. A população brasileira percebe os avanços, percebe o quanto o novo Bolsa Família já está movimentando a economia das cidades brasileiras.

A população brasileira percebe a decisão acertada do presidente Lula de retomar o Minha Casa Minha Vida que voltou a ser um programa robusto. Quem paga aluguel, voltou a ter esperança que com dinheiro pago no aluguel, vai pagar a prestação da própria casa ou do próprio apartamento.

A educação básica e superior voltou a ser a grande prioridade do país depois de seis anos de cortes no orçamento. Na PEC da Transição, ampliamos os recursos do Bolsa Família e da Educação. Temos também a retomada de obras que estavam abandonadas há dois, três, quatro, cinco, seis anos. São creches, escolas, obras rodoviárias e de infraestrutura.

A aprovação da urgência na votação do regime fiscal sustentável, o que deve acontecer também nesta semana, mostra que a maioria dos parlamentares entendeu a importância na aprovação de pautas importantes para a retomada da economia e recostura do tecido social.

É a pauta de todos os agentes públicos e políticos: gerar empregos, tirar o país da fome, erradicar a miséria, colocar educação de novo como a grande prioridade, dar força novamente a programas que são estratégicos, como o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida. A população espera isso de nós.

Zeca Dirceu é deputado federal do Paraná e líder do PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também